Com o fim de setembro, é hora de fazermos um balanço da atividade do Diário Causa Operária, o maior jornal diário independente e revolucionário de todo o Brasil. Foram centenas de artigos publicados não só em nosso sítio, como também em nossas redes sociais. Mais do que isso, no mês passado, quebramos recordes importantíssimos que demonstram o crescimento e o fortalecimento de nossa imprensa, uma ferramenta fundamental para a luta dos trabalhadores.
Edição neste sítio
Vamos começar com um número que, por si só, já demonstra o sucesso que foi a atividade deste Diário em setembro. No total, publicamos 957 artigos, o maior número de artigos mensais já publicados nos 20 anos de existência do DCO. Algo que representa uma média de mais de 30 matérias por dia! Além disso, do total, publicamos mais de 300 notícias de última hora, garantindo que este sítio fique atualizado com os acontecimentos mais recentes ao redor do mundo.
Entre manchetes, editoriais, polêmicas, reportagens, entrevistas, notícias de última hora, colunas e mais, estamos perto de atingir a marca de 1.000 artigos publicados, quebrando, com cada mês, mais e mais recordes importantes.
Dos 957 artigos, 90 foram polêmicas, representando 3 polêmicas por dia. Com isso, mantemos a discussão dentro da esquerda viva, submetendo quase uma centena de textos dos mais diferentes grupos e jornais ao crivo do marxismo.
Todos os leitores – se já não conhecem – podem e devem acessar a nossa versão diagramada entrando na página “Jornal de Hoje”, a qual pode ser acessada por meio da capa deste sítio ou clicando neste link. Em setembro, foram mais de 800 páginas diagramadas, gerando um acervo que pode ser acessado por meio de nossa página “Edições Anteriores”.
Golpes na África, uma cobertura exclusiva
Um dos grandes destaques do mês passado foi a Edição nº 7221, publicada no dia 09 de setembro. Acompanhando a efervescência dos acontecimentos na África, este Diário publicou uma edição especial com artigos exclusivos em comemoração aos 10 dias do golpe militar no Gabão, que livrou o país centro-africano das garras da França.
Na edição em questão, foram publicadas reportagens, entrevistas, análises, polêmicas, colunas, artigos de curiosidade e muito mais relativo ao Gabão e aos demais países africanos que passaram por golpes no último período, como o Níger.
A grande pérola da edição foi uma entrevista inédita com Daniel Mengara, fundador do movimento Bongo Must Go e líder dos exilados gaboneses. Não deixe de ler a entrevista na íntegra por meio do link abaixo:
Como não poderia ser diferente, a edição especial contou com uma edição diagramada tão especial quanto, reunindo os artigos publicados com uma capa de tirar o fôlego. Confira abaixo:
Além disso, em preparação ao especial, foi criada uma página que reúne todos os artigos publicados sobre o golpe no Gabão. O Diário Causa Operária foi responsável por fazer a maior cobertura sobre o golpe em toda a imprensa brasileira, confira por meio deste link.
Redes sociais
Não é só neste sítio que está o DCO! Aos que não conhecem, possuímos contas em todas as principais redes sociais que existem, com foco especial no X (ex-Twitter). Lá, publicamos cerca de 500 tuítes em setembro, alcançando centenas de milhares de pessoas ao redor de todo o mundo e divulgando a política revolucionária sobre os principais acontecimentos. Confira em @DiarioDCO.
Além disso, publicamos, no total, centenas de artigos no Instagram, Facebook, Reddit, LinkedIn e outras redes. Basta procurar por Diário Causa Operária e você nos encontrará!