Luzivaldo é mais um camponês que sofre perseguição judicial. No dia 26 de janeiro, em Campina Verde (MG), ocorreu o julgamento do camponês Luzivaldo de Souza Araújo, que estava preso desde 2019, por um crime que não cometeu. O camponês Luzivaldo de Souza Araújo, 41 anos, aguardava no Presídio de Itapagipe (MG) pelo júri popular por um crime que não teria cometido.
“Organizações populares como a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), Liga Operária, Frente Nacional de Luta Campo Cidade (FNL), ativistas, uma comitiva de advogados populares e personalidades ligadas às entidades de defesa dos direitos humanos somaram-se aos familiares exigindo a liberdade imediata para Luzivaldo e criticando a condução do processo como farsa”.
Os advogados do caso também apontam para a farsa que representa essa acusação contra um trabalhador da terra. A acusação diz que Luzivaldo e Robélio (29 anos) são acusados de ter matado o trabalhador rural Danilo Silva em 25 de novembro de 2018, no município de Campina Verde (MG). Danilo foi encontrado na porta de sua casa, já sem vida, por um amigo. O corpo tinha ferimentos de um instrumento contundente-perfurante e de dois tiros.
A polícia da região manipulou os depoimentos dos amigos e familiares, pois para o advogado Felipe Nicolau, que atua na defesa de Luzivaldo, “o caminho da investigação é motivado pela atuação do camponês. Ele é um dos coordenadores do acampamento da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) na região desde o início da década passada”. A disputa pelas terras está na Justiça. Os acampados já foram obrigados a sair de lá e depois tiveram o direito de voltar.
Muitos suspeitam que o camponês tenha sido morto pela própria polícia militar e seus aliados do latifúndio. Luzivaldo é mais uma vítima desse sistema de encarceramento e processo farsa feito pela polícia e chancelado pela justiça.
Os trabalhadores devem ter o direito ao armamento e à autodefesa. Somente a organização dos trabalhadores rurais sem-terra e os indígenas vai pôr em xeque essa política nefasta de assassinato no campo e perseguição.