O Diário Causa Operária conversou com a equipe da Causa Operária TV (COTV) para descobrir como, mesmo fora de seu estúdio convencional, o canal consegue manter alto padrão de qualidade em suas transmissões. A resposta: militantes empenhados e munidos equipamentos móveis.
Segundo a equipe, a transmissão é feita usando Câmeras PTZ (Pan-Tilt-Zoom ou panorâmica, rotativa e aproximante, em português), que não precisam de alguém a segurando, pois é remotamente controlada por um Joystick. Ela tem um tripé estabilizador, o qual consiste em um pé antiderrapante e um recipiente com um fluido o preenchendo parcialmente para estabilização da câmera e do solo, com o objetivo de capturar o objeto de forma estável. Esse tipo de ferramenta também é capaz de aplicar zoom na imagem, fazer gravações panorâmicas e rotacionar.
A iluminação do salão onde as aulas são lecionadas é insuficiente por si só, mesmo durante o dia. Por isso, são utilizados equipamentos de iluminação artificial. São dois LEDs de luz branca apoiados em tripés. A intensidade e o brilho da luz são remotamente controláveis. Também sao utilizadas hastes metálicas que controlam a abertura da passagem de luz (pás), manualmente reguláveis.
A mesa de som é uma Yamaha modelo MG16XU, com entradas para cabos XLR, a qual conecta microfones dinâmicos (os mesmos usados para canto em shows). Ela tem controle de áudio, por meio de ajustadores de volume, ganho e graves.
Esses microfones dinâmicos são os utilizados para as perguntas e para o apresentador. Eles têm um controle melhor do ganho, o que permite a não captura do som ambiente. É o contrário do microfone de lapela usado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, que ministra as aulas do curso. Ele permite que quem o usa se movimente, porém, tem menor controle do ganho. Assim, capta mais o som de fundo e tem mais chances de causar microfonia.
A Microfonia é um fenômeno indesejável que ocorre em sistemas de áudio especialmente durante apresentações musicais ao vivo ou gravações. Refere-se ao retorno de som em um sistema de amplificação resultando em um alto ruído, é gerado quando o som é captado novamente pelo mesmo ou por outros microfones, criando um ciclo de realimentação sonoro. Isso pode causar um efeito de “apito” ou ”chiado” desagradável, que pode prejudicar a qualidade do som e até mesmo causar danos aos alto-falantes e aos ouvidos dos ouvintes.
Dessa maneira, mesmo sem o seu estúdio padrão, a COTV consegue transmitir as aulas do curso “O que é o Marxismo e o que não é” diretamente do 48° Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) para todo o mundo.