O teste dinâmico para a eleição de governadores e vice-governadores provinciais foi realizado em 21 de maio em 167 municípios do país. Apenas o município especial de Isla de la Juventud não foi realizado. De acordo com informações do Conselho Nacional Eleitoral (CEN) ao Granma Internacional, os resultados foram satisfatórios.
O exercício permitiu que o órgão eleitoral verificasse a organização e as salvaguardas para o dia da votação, no dia 28. Além disso, como atividade de treinamento, foram exercidas as funções correspondentes aos conselhos eleitorais municipais, provinciais e nacionais, de acordo com as missões estabelecidas na Lei Eleitoral, e o sistema de computadores no qual se baseia o processo dessas eleições foi aperfeiçoado.
O órgão eleitoral garantiu que os detalhes detectados foram corrigidos no próprio dia, e os que permaneceram serão resolvidos nos próximos dias.
Nessas eleições, os delegados (vereadores) das assembleias municipais do Poder Popular se reúnem por direito próprio, constituídos em colégios eleitorais, para eleger, por meio de votação livre, igual, direta e secreta, o governador e o vice-governador da província.
De acordo com a Carta Magna da nação, cada província é governada por um Governo Provincial do Poder Popular, que funciona em estreita conexão com o povo e é composto por um governador e um Conselho Provincial.
Fonte: Granma