o neoliberalismo, teoria econômica dos discípulos do capitalismo teórico da chamada Escola de Economia da Universidade de Chicago e implantado e gerenciado pelos estados burgueses desde a década 1980, tem feito estragos incalculáveis nas vidas de milhões de pessoas nos últimos 40 anos.
Um excelente documentário para entender como se deu esse processo histórico é A Doutrina do Choque, dirigido por Mat Whitecross e Michael Winterbottom, a partir do livro de mesmo nome da escritora e ativista política canadense Naomi Klein. O filme foi realizado logo após a crise do capitalismo de 2008.
Neste documentário, Naomi fala sobre a relação apostólica entre Margareth Thatcher e Ronald Reagan na adoção dessa doutrina a partir do fundamentalismo bem pago de Milton Friedman e aborda também como a população do Chile, nas mãos do ditador Augusto Pinochet, foi usada como cobaia dessa forma de exploração.
No Brasil, o dogma foi adotado com abnegação, durante oito anos, pelos governos de Fernando Henrique Cardoso. Ao final do período, as principais manchetes do jornalismo hegemônico eram sobre a fome no Brasil.
Após o golpe de 2016, o evangelho neoliberal voltou com força, acompanhado de manifestações ecumênicas de fé no perverso e no horror. Os adeptos do neoliberalismo regozijam-se com a morte como profissão de fé.
Para os neoliberais, não importa o sofrimento humano causado pelas doutrinas irracionais impostas pelos dirigentes da alta burguesia global e implantadas por governos ajoelhados a essa burguesia. Não importa o sofrimento causado aos que querem simplesmente viver sua vida com dignidade. Não importam os enormes prejuízos ambientais e sociais.
O que importa somente é seguir o dogmatismo que permite a acumulação irrestrita e inesgotável de riquezas por poucos imorais à custa de bilhões de seres humanos. A vida não tem valor para esses seres abjetos das classes dominantes nacional e global.
Streaming
A Doutrina do Choque está no YouTube.
Artigo publicado, originalmente, em 30 de setembro de 2021.