─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ O presidente francês Emmanuel Macron disse a Vladimir Putin que é impossível pagar os contratos de gás russos em rublos, informa a Reuters , citando o Palácio do Eliseu.A conversa telefônica entre os dois líderes ocorreu na noite de terça-feira.
Anteriormente, o Kremlin informou que Putin e Macron levantaram a questão de passar a pagar pelo fornecimento de gás em rublos.
Anteriormente, Vladimir Putin instruiu o Gabinete de Ministros, o Banco Central e a Gazprom a transferir os pagamentos pelo fornecimento de gás aos países da lista de países hostis para rublos até 31 de março. Ao mesmo tempo, disse que a Rússia continuará a fornecer gás em volumes e preços fixados nos contratos celebrados anteriormente.
Os compradores de gás expressaram diferentes posições sobre a mudança da moeda dos pagamentos. Assim, o ministro da Economia alemão, Robert Habeck , disse na segunda-feira que os países do G7 se recusam a seguir a demanda das autoridades russas. O mesmo ponto de vista foi posteriormente expresso na Comissão Europeia.