O Cruzeiro acaba de anunciar que entrará com uma solicitação à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para que na ultima rodada do Campeonato Brasileiro de 2019, em partida contra o Palmeiras em Belo Horizonte, possa mandar o jogo com torcida única. Tal fato segue o precedente aberto pelo próprio Palmeiras em partida recente contra o Flamengo.
A alegação do clube mineiro seria o fato de que uma das torcidas organizadas do Palmeiras é aliada de uma organizada do Atletico-MG e consequentemente rival de uma organizada do Cruzeiro e, sendo assim, em caso de rebaixamento da Raposa, os ânimos poderiam se exaltar e iniciar-se uma briga entre torcidas. Uma ideia que se levada adiante, geraria um verdadeiro quebra cabeça para saber se um time pode enfrentar o outro com portões abertos, mesmo sendo de diferentes estados.
No entanto há um argumento do Cruzeiro que tem sim cabimento, o medo de punições do STJD em razão de incidentes como brigas entre torcidas, algo que segue a esteira da demagogia de “futebol da paz”. Ou seja, a briga de torcedores não seria um problema punível apenas aos indivíduos envolvidos nesses incidentes, mas à sua organizada ou mesmo a todos os torcedores, independentes ou de organizadas.
Em outras palavras, uma ferramenta dos capitalistas para afastar as massas dos estádios com um pretexto que a esquerda geralmente engole. A maior evidência de que isso é uma farsa, é o fato de que, quando o Palmeiras fez solicitação semelhante em partida contra o Flamengo, o Ministério Público e a PM de São Paulo participaram da inciativa, dois dos maiores carrascos da população negra e pobre no Brasil participaram dessa empreitada para afastar a massa dos estádios.
Sabe-se que o Cruzeiro encontra-se sob forte risco de cair para a série B, mas não há nada a se fazer além de esperar que o time vença em campo e/ou que o time do Ceará fracasse nas próximas rodadas. O que não tem nenhum cabimento é o tapetão interferir nos resultados. Se o Palmeiras vencer ou perder em Belo Horizonte, que pelo menos sua torcida não tenha sido privada de estar apoiando seu time.





