Nas escolas estaduais de São Paulo, não há quadra de esportes para que os alunos realizem as aulas de educação física e nem parque para a recreação dos alunos.
As aulas de educação física são realizadas de forma improvisada no segundo pátio da escola, um descaso com os alunos e com o professor que ministra as aulas. Infelizmente não é um problema localizado, segundo o censo escolar de 2015,seis em cada dez escolas públicas no Brasil não tem quadras esportivas.
Algum obrigatório nas escolas, como quadras poliesportivas são escassas, porém não temos também escorregadores, gir-gira e outros brinquedos para as crianças se divertirem. Algum que é importantíssimo para a aprendizagem dos alunos, o ato de brincar. As crianças desenvolve os papéis sociais brincando.
O problema atinge das quadras, em termos percentuais, 65,5% dos colégios. Em São Paulo, que abriga a maior rede pública de ensino do país, têm 37,4% de unidades carentes de quadras.Para resolver o problema de falta de espaço, as escolas improvisam usando quadras perto ou um espaço alternativo, mas pouco produtivo.
Como podemos observar nas escolas faltam de tudo para o desenvolvimento pleno das atividades, os professores improvisam para tentar suprir deficiências gritantes que existem no interior das escolas.