O Partido da Causa Operária (PCO) publicou, nesta segunda-feira (11), em seu perfil no Instagram, um corte de uma fala de Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido e pré-candidato à Presidência da República, feita em 11 de fevereiro de 2017, durante Análise Política da Semana. Na ocasião, Pimenta denunciava o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) no golpe de Estado e classificava a Corte como uma “verdadeira latrina política”.
A publicação recuperou uma análise feita no momento em que o País ainda atravessava uma das fases decisivas do golpe. Dilma Rousseff já tinha sido deposta por meio do impeachment fraudulento de 2016, Michel Temer governava com apoio dos golpistas e a ofensiva judicial contra Lula avançava. Pouco mais de um ano depois, em abril de 2018, o ex-presidente seria preso pela Operação Lava Jato, em uma manobra que o tirou das eleições daquele ano.
Foi nesse período que Pimenta comentou a indicação de Alexandre de Moraes ao STF. Segundo o dirigente do PCO, a ideia de que Moraes não seria “digno” de integrar a Corte partia de uma avaliação errada sobre o próprio tribunal.
“Esse STF, ele é uma verdadeira latrina política. Nós tivemos aí o caso do Alexandre Moraes, que está sendo indicado ao STF, a protesto de pessoas que consideram que ele não é digno de entrar no STF, e levantam o currículo ‘extraordinário’ do Alexandre Moraes. Eu diria que é um erro de apreciação. Ele é totalmente digno de entrar no STF, porque esse STF é uma verdadeira latrina política.”
Pimenta afirmou que apresentar o Supremo como uma instituição formada por grandes juristas de “reputação ilibada” servia apenas para embelezar uma organização já comprometida com o golpe e com sucessivas violações da Constituição.
“Fazer propaganda da ideia de que a pessoa para entrar no STF precisaria ser um grande jurista, uma reputação ilibada etc. é embelezar uma organização que já se desmoralizou um milhão de vezes, que participou do golpe, que cometeu nos últimos anos milhares de ilegalidades, pisou na Constituição, abriu caminho para que o País caísse aí na mão dos juízes em todos os lugares que decidiram fazer a lei por sua própria conta, todos os mais modestos rincões do País.”
Na conclusão do trecho, Pimenta afirmou que Alexandre de Moraes expressava não apenas o caráter da operação golpista, mas também o próprio caráter do STF.
“Então, nós temos que dizer com toda clareza que Alexandre Moraes reflete não só o caráter da operação golpista, como ele reflete também o caráter do STF.”
A publicação do PCO no Instagram provocou comentários de usuários que destacaram a coerência da denúncia feita pelo partido. Um usuário escreveu que o “PCO é o partido mais coerente do País”. Outro lembrou que, em 2022, o partido sofreu bloqueios por decisão do STF. Também houve quem afirmasse: “não aguento mais concordar com o PCO”.
Outro comentário apontou a contradição de setores da esquerda que, em 2017, protestavam contra a entrada de Moraes no Supremo e, anos depois, passaram a apoiar suas decisões. “As mesmas pessoas de esquerda que fizeram abaixo-assinado pra barrar a entrada de Xandinho no STF agora aplaudem as atitudes dele”, escreveu um usuário.
Também apareceram comentários como “ele avisou e acertou” e “profeta”, em referência ao fato de que a denúncia feita por Pimenta em 2017 se confirmou nos anos seguintes, especialmente com a censura contra o próprio PCO. Este último comentário foi feito, inclusive, por um vereador de Paulínia (SP).
Desde o golpe contra Dilma, o PCO foi a principal força política na denúncia da ofensiva golpista. O partido organizou atos contra o impeachment, denunciou a Lava Jato, fez campanha contra a prisão de Lula e alertou, desde o início, que o fortalecimento do Judiciário representava uma ameaça direta aos direitos democráticos.
Assista ao programa de 2017 na íntegra:





