Rússia

Ucrânia violou cessar-fogo cinco vezes em um dia

Há pouco menos de um mês, um acordo entre Rússia e Ucrânia, mediado pelos EUA, foi feito para que fossem temporariamente cessados ataques contra instalações energéticas

Nesta sexta-feira (11), a Ucrânia violou cinco vezes, no decorrer de 24 horas, o cessar-fogo temporário mediado pelos EUA. Referido cessar-fogo foi acordado há cerca de um mês, após ligação telefônica entre Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Donald Trump, presidente dos EUA, e consiste em nenhum dos países atacar as respectivas instalações energéticas.

No entanto, a Ucrânia jamais observou o acordo e vem atacando sistematicamente as instalações energéticas da Rússia, a exemplo de instalações nas regiões de Kursk e Zaparôjia, onde há uma usina nuclear.

Em seu portal, o Ministério da Defesa da Federação Russa detalhou os ataques, que foram perpetrados contra quatro regiões, assim como os danos que causaram às instalações e aos cidadãos:

“Na região de Bryansk:
Em 11 de abril, às 05h09, como resultado do bombardeio da Força Aérea da Ucrânia (AFU) na usina de Khvoshchevskaya (ramal do Centro Rosseti-Bryanskenergo) e da ruptura de cabos aéreos, uma linha de alta tensão foi desligada. Alguns consumidores residenciais ficaram sem energia elétrica no distrito de Sevsky.

Na região de Kursk:
Em 10 de abril, às 9h, como resultado de um bombardeio deliberado da Força Aérea (AFU) contra a usina de Mokrushino (ramal do Centro Rosseti-Kurskenergo) e da destruição de uma subestação transformadora completa, uma linha de alta tensão de 10 kV foi desligada. Consumidores residenciais ficaram sem energia elétrica no distrito de Belovsky.

Na República Popular de Lugansk:
Em 10 de abril, às 11h43, como resultado de um ataque deliberado da AFU, um prédio da seção Troitskoye, que faz parte do distrito da rede elétrica de Svatovo, foi danificado. Além disso, um depósito da empresa unitária estatal (Companhia Republicana de Redes) foi destruído em Troitskoye, na LPR. Um engenheiro-chefe da empresa sofreu um ferimento por estilhaços.

Em 10 de abril, às 15h02, um drone ucraniano atacou a subestação de energia de 110 kV Rubezhnaya da empresa unitária estatal RSK na LPR. Como resultado do ataque, um transformador ficou inoperante.

Na região de Zaporozhye:
Em 10 de abril, às 23h55, um drone ucraniano atacou a subestação de energia de 35 kV de Pologi, da empresa estatal unitária Tavriya-Energo. Como resultado do ataque, um transformador foi danificado. Cerca de 7.250 pessoas ficaram sem energia elétrica em seis assentamentos.”

Gostou do artigo? Faça uma doação!