Neymar está de volta ao Brasil e a imprensa burguesa entrou em êxtase pois agora pode atacar o jogador todos os dias incessantemente. Messi foi jogar em um clube tão ruim que se torna impossível criticá-lo diante de tamanha mediocridade de seu campeonato. Mas as críticas são todas contra o Neymar. O caso mais recente é Alicia Klein, que basicamente decretou a morte de Neymar no texto “Mais um jogo ruim: quando vão acabar as desculpas para preservar Neymar?”
O título em si é absurdo. Ela está sugerindo acabar com Neymar? Que clube em sã consciência vai “descartar” o melhor jogador do mundo nos últimos 20 anos, mesmo que uma fase ruim pois ficou quase 500 dias sem jogar devido à lesões.
Ela afirma: “a única participação em gol de Neymar até agora foi no gol do Corinthians. Mesmo assim, as desculpas não cessam”. Ou seja, diminui a participação do jogador no número de participações em gols. É óbvio que o craque ainda não teve tempo de se adaptar aos jogos no Brasil e ao clube que ele está jogando. Mas segue brilhando em campo mesmo em recuperação.
Klein então debocha: “mas aí os coleguinhas são piores, então parem de exigir tanto. Ele já veio para o Brasil. Está se recuperando. Tenham paciência. Parem de persegui-lo”. O que ela queria? Que ele voltasse com o melhor ritmo do mundo, e se adaptasse ao clube e ao futebol brasileiro em 4 jogos. Seria positivo citar qual jogador que apenas mudando de clube se adapta automaticamente ao time. É totalmente ridículo, é apenas perseguição.
No fim ela inverte a realidade: “a lição, conclui-se, deve ser esta aqui: Neymar é bom até quando é ruim, nada é culpa dele, cobrar desempenho de quem ganha milhões por semana é exagero e quem duvida é hater”.
Ou seja, é puro mau caratismo e deboche. Neymar é o maior craque do Brasil, sem nenhuma discussão desde 2010. Está com 33 anos e se recuperando de uma lesão, não importa quantos milhões ele receba, está em recuperação. Mas na imprensa burguesa o ataque a Neymar é permanente. E sem nenhum motivo real senão que são contra o jogador que representa melhor o futebol brasileiro.