Na segunda-feira (10), durante uma entrevista à Fox News, Donald Trump, defendeu o fim da guerra na Ucrânia e ainda sugeriu que uma das formas como ela pode se desenvolver é com a anexação da Ucrânia pela Rússia.
“Eles podem fazer um acordo, ou podem não fazer um acordo. Eles podem ser russos algum dia, ou podem não ser russos algum dia”, afirmou.
Trump também enfatizou a necessidade de os EUA obterem um retorno sobre sua ajuda financeira à Ucrânia, propondo uma troca pelos recursos naturais do país, incluindo minerais raros.
“Vamos colocar todo esse dinheiro lá, e eu digo que quero de volta. E eu disse a eles que quero o equivalente, algo como US$ 500 bilhões em terras raras“, afirmou Trump. “E eles basicamente concordaram com isso, então pelo menos não nos sentimos estúpido”.
A proposta não é nova e o governo ucraniano já respondeu que não possui esses recursos minerais, em parte porque eles estão em território que agora faz parte da Rússia.
Além disso, Trump confirmou na segunda-feira (10) que em breve enviará seu enviado especial, Keith Kellogg, à Ucrânia para desenvolver uma proposta de cessar-fogo.