Uma série de analistas políticos internacionais tem chamado atenção para o fato de que num primeiro momento, o Irã utilizou armamentos mais antigos de seu arsenal para atacar “Israel”. No entanto, novas armas têm sido utilizadas.
Nesta matéria traremos algumas informações sobre o drone suicida “Dio Arash”. Trata-se de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (Vant, ou, drone), de uma série de equipamentos militares iranianos de baixo custo. Apesar deste baixo custo, não se pode menosprezar as capacidades deste tipo de armamento.
O projeto do drone foi revelado em 2021, após uma sequência de testes militares. O “Dio Arash” tem um formato que lembra um tubarão. A aeronave é lançada de um trilho, que pode ser instalado em um caminhão ou em alguma plataforma estacionária.
A arrancada inicial do drone é impulsionada por foguetes temporários, abandonados tão logo o “Arash” consiga atingir uma velocidade e sustentação suficientes para navegar com propulsão própria. Uma vez lançado, o drone é guiado até o alvo escolhido, onde ele finalmente explode, uma vez que se trata de um drone camicaze. O drone tem um alcance de até dois mil quilômetros e é capaz de transportar 150 quilogramas em explosivos.
Além disso, o “Dio Arash”, devido ao seu material especial, alta manobrabilidade, e a capacidade de voar em altitudes muito baixas, por meio de um sistema de navegação avançado, tem conseguido passar pelos sistemas do chamado “Domo de Ferro” com alto grau de confiabilidade.
Ao contrário do seu antecessor, o “Arash 1”, que possui uma velocidade de cruzeiro de 350 km/h e uma velocidade máxima de 480 km/h, o “Dio Arash” atinge velocidades muito superiores. No entanto, não há informações precisas a respeito do seu desempenho em termos de velocidade, o que muito provavelmente faz parte dos cuidados do governo iraniano a respeito das capacidades e especificações dos seus armamentos mais modernos.
O “Dio Arash” tem provocado muito estrago à entidade sionista, e é possível que em breve ele também atinja bases norte-americanas no Oriente Médio. Faz parte de uma série de equipamentos militares modernos do Irã, produzidos em larga escala, a baixo custo e com qualidade bélica cada vez maior.