Na segunda-feira (22), aconteceu em Moscou, capital da Rússia, a reunião com o Major General Ali Mamlouk, o conselheiro de segurança nacional na secretaria geral da Síria, e Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia. O principal tópico era o combate ao “terrorismo”, que para sírios e russos significa combate a tropas aliadas dos EUA na Síria, tal qual o Estado Islâmico.
O representante especial do presidente da Rússia para o Oriente Médio e os Países Africanos, Vice-Ministro das Relações Exteriores Mikhail Bogdanov, também esteve presente na reunião.
Patrushev destacou os laços históricos de longa data entre Rússia e Síria, observando que as duas nações comemorarão o 80º aniversário de sua fundação em julho. O diplomata russo enfatizou a importância dos acordos firmados entre ambas as partes.
Mamlouk destacou a resiliência do povo sírio sob a liderança do presidente Bashar al-Assad, juntamente com os sacrifícios do Exército Árabe Sírio e o apoio da Rússia, que efetivamente frustraram os planos do EI.
Ele reiterou o total endosso da Síria à operação militar da Rússia na Ucrânia, classificando-a como uma correção histórica e uma defesa da justiça e da humanidade.