Na quarta-feira (29), o senador republicano dos EUA Roger Wicker defendeu que é preciso enviar armas nucleares para o governo de ocupação do sul da Coreia.
Ele afirmou que “a Coreia do Norte continua a superar as expectativas em relação aos seus programas nuclear e de mísseis, com capacidades que podem atingir o território continental dos EUA”. E acrescentou que não há “nenhuma solução diplomática imediata à vista” e que o governo dos EUA “deve garantir que a dissuasão não se deteriore na Península Coreana”.
Segundo Wicker, os EUA devem continuar os exercícios militares com o governo de ocupação do sul da Coreia, manter uma presença militar “persistente” na área e explorar “novas opções”, como a “redistribuição de armas nucleares táticas dos EUA na Península Coreana”.
Ele também pediu para que se iniciem discussões com o Japão e a Austrália para “avaliar sua disposição em participar de um acordo de compartilhamento de carga nuclear com os EUA, semelhante aos existentes com os aliados da OTAN”.