A empresa de consultoria Bain & Company divulgou um estudo que revelou que a Rússia é capaz de produzir projéteis de artilharia muito mais rapidamente e de forma mais barata do que os países que fornecem a Ucrânia, majoritariamente EUA e países europeus.
Segundo a pesquisa, baseada em dados públicos, as fábricas russas estão projetadas para fabricar ou reformar aproximadamente 4,5 milhões de projéteis este ano, em comparação com a produção combinada da OTAN de cerca de 1,3 milhão de projéteis. Ou seja, a Rússia produz o triplo que a OTAN.
Os números fornecidos pela Bain & Company indicam que o custo médio de produção de um projétil russo de 152 mm é de mil dólares, um quarto do preço dos projéteis de 155 mm usados pela OTAN, que custam 4 mil dólares.
Durante uma reunião com a liderança das empresas da indústria de defesa da Rússia no sábado (25), o presidente Vladimir Putin disse que a produção de munição no país aumentou em 14 vezes, a fabricação de drones quatro vezes, e a montagem de tanques e veículos blindados aumentou em 3,5 vezes desde o início da operação militar na Ucrânia em fevereiro de 2022.