Na quarta-feira (22), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, respondeu os comentários do Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, após a morte do ex-presidente iraniano Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero.
Blinken afirmou que povo iraniano está “melhor sem Raisi”, durante uma reunião com o Comitê de Relações Exteriores do Senado.
Peskov foi questionado sobre a declaração e afirmou ser tão absurda que duvidou que “um alto funcionário de uma nação da estatura dos EUA pudesse fazer, diplomaticamente falando, uma declaração tão desajeitada”.
E continuou afirmando que tal comentário seria “um insulto para todo o povo” do Irã.
O comentário de Blinken foi feito após o senador Ted Cruz (R-Texas) exigir que Blinken esclarecesse se ele acreditava que o mundo estava “melhor agora que Raisi está morto”. O secretário respondeu que “o povo iraniano provavelmente está melhor”, já que o presidente falecido não pode mais perseguir suas políticas “horríveis”.
“Certamente não estamos lamentando sua morte,” enfatizou Blinken, quando questionado sobre a ONU observar o luto oficial por Raisi em sua sede em Nova Iorque.