Na quinta-feira (4), o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o Talibã, partido que governa o Afeganistão, ser um aliado na luta contra o terrorismo. Apesar do Talibã estar sob sanções da ONU por terrorismo, Putin reconheceu seu controle sobre o Afeganistão e destacou a necessidade de manter relações com as forças políticas reais do país.
“O movimento Talibã assumiu certos compromissos mas, em geral, temos que presumir que o Talibã controla o poder no país. E, nesse sentido, o Talibã é certamente um aliado para nós na luta contra o terrorismo“, afirmou Putin. Na prática, reconheceu o governo do Talibã, que assumiu o poder quando expulsou a ocupação norte-americana em 2021.
Em relação à potencial adesão completa do Afeganistão à Organização de Cooperação de Xangai (SCO), Putin observou que essa decisão envolve todos os membros da OCX, e não apenas a Rússia.
Putin abordou outras questões, incluindo a criação de um parlamento unificado para o Estado da União de Rússia e Belarus. Ele descreveu isso como uma questão de tempo, sugerindo prontidão para uma integração mais profunda, potencialmente incluindo uma moeda comum no futuro.