Milos Vucevic, primeiro-ministro da Sérvia, disse à agência de notícias russa RIA Novosti, em entrevista publicada nesta segunda-feira (12), que as autoridades sérvias estão preocupadas com a segurança do presidente Aleksandar Vucic.
Isto se dá em razão do presidente sérvio não apoiar o imperialismo em sua guerra contra a Rússia na Ucrânia. Conforme as palavras do primeiro-ministro, “todos que pedem uma resolução pacífica para a Ucrânia, eles são alvejados”. Vucevic citou como precedentes os atentados contra o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, e o ex-presidente norte-americano Donald Trump: “após a tentativa contra o Sr. Fico, e mais tarde contra Trump, eu disse a Vucic para ficar em guarda”.
O alerta do primeiro-ministro sérvio é dado em um momento em que a Sérvia enfrenta protestos contra um projeto de mineração de lítio. Segundo declaração do próprio governo sérvio, tais protestos seriam uma tentativa de golpe de Estado, na forma de “revolução colorida”. Conforme noticiado por este Diário, o governo sérvio recebeu da Federação Russa informações de que haveria uma tentativa de derrubada do governo.