O mais novo curso da Universidade Marxista está prestes a ser realizado. Com o tema “A política marxista para as eleições”, o Partido da Causa Operária prepara mais uma importante atividade de formação política para toda a sua militância, simpatizantes e contatos. O gancho para essa atividade são as eleições municipais, durante as quais o Partido mostrou seu crescimento e capacidade de mobilização militante.
O curso tratará da questão das eleições e sua abordagem pelos partidos revolucionários marxistas ao longo da história, tema que já foi objeto de muito debate entre os marxistas. Para fundamentar essa discussão e mostrar a elaboração do PCO sobre o tema, foram selecionados os principais textos publicados sobre o assunto pelos autores marxistas.
As eleições são analisadas pelos marxistas desde o próprio Karl Marx, que discutiu o assunto em diversos períodos de sua atuação política, desde seus textos analisando as revoluções de 1848, onde ele demonstra como a burguesia utiliza as eleições na França para consolidar seu poder. Ele também aborda o tema no texto “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte”, onde mostra que Bonaparte utilizou o sufrágio universal para legitimar sua subida ao poder.
O conteúdo do curso, no entanto, se concentra em textos de Wilhelm Liebknecht, de Vladimir Lênin, de Leon Trótski e de Amadeo Bordiga – líder dos comunistas italianos, que defendia o abstencionismo eleitoral.
O curso colocará em debate a questão de se o partido revolucionário deve ou não participar as eleições, qual deve ser sua atuação nesse contexto e qual a relação que deve ter com os partidos burgueses nesse contexto. Enquanto Bordiga defende que o partido revolucionário não deveria participar do processo eleitoral para não perder a sua “pureza revolucionária” e Zinoviev diz que os sovietes deveriam se desenvolver de forma independente do parlamento burguês, Lênin e Trótski demonstram que as eleições são mais uma arma no arsenal do Partido, embora de alcance limitado, e que a participação do partido revolucionário tem a importantíssima função de demonstrar todas as limitações do sistema parlamentar e eleitoral da burguesia, além de servir como tribuna para a defesa do programa revolucionário.
Com o curso, será lançado também um livro pela Editora Democritus, contendo os seguintes textos:
– Sem compromissos, sem acordos eleitorais – Wilhelm Liebknecht
– Que querem os social-democratas – Lênin
– A Duma Estatal e as táticas social-democratas – Lênin
– Devemos boicotar a Duma Estatal? – Lênin
– Os social-democratas e os acordos eleitorais – Lênin
– O parlamentarismo e a luta pelos sovietes – Zinoviev
– A fração abstencionista italiana – Bordiga
– Devemos participar nos parlamentos burgueses? – Lênin
– Carta sobre Jean Longuet – Trótski
O texto de Liebknecht, embora não esteja diretamente inserido no debate entre Lênin/Trótski e os abstencionistas, apresenta uma importante tese que deve ser considerada durante as eleições atuais: aqueles que propõem uma colaboração de classes entre os partidos revolucionários socialistas e os partidos burgueses são falsos amigos, e estes falsos amigos são piores do que os inimigos declarados. Segundo o militante marxista alemão: “o inimigo é mais perigoso quando se aproxima da fortaleza como um amigo, infiltrando-se nela como um aliado”. Embora escrito no século XIX, trata-se de um texto muitíssimo atual, considerando diversas situações atuais.
O curso será ministrado pelo companheiro João Pimenta, membro da direção nacional do Partido da Causa Operária e candidato do PCO nas eleições municipais de São Paulo de 2024, nas quais teve um grande destaque. Sua inscrição e transmissão serão feitas diretamente pelo sítio da Universidade Marxista, maior plataforma de cursos e formação política da esquerda nacional. O livro poderá ser adquirido diretamente através dos militantes do PCO.
Inscreva-se e acompanhe a elaboração teórica a respeito das eleições do único partido verdadeiramente revolucionário e marxista do Brasil, o qual demonstra seu acerto através de seu próprio crescimento nas últimas eleições: foi o único partido da esquerda nacional que cresceu em número de candidatos com relação às eleições municipais anteriores, foi também o Partido do país que teve o maior crescimento, em termos percentuais, no número de votos para prefeito e para vereador em todo país, chegando a um impressionante crescimento de quase 1000%. Tudo isso conquistado apesar da fraude e do boicote de toda a burguesia contra o PCO durante todo o processo eleitoral.
Todos os militantes e companheiros estão convidados a se inscreverem no curso e a adquirir o livro com seus textos. Os cursos oferecidos pelo partido revolucionário fazem parte de sua elaboração teórica sobre os diversos temas apresentados e participar dessa elaboração é fundamental para todos os que desejam ter uma intervenção e compreensão da política revolucionária.