Nesta sexta-feira, 24 de maio, foi realizada, em São Paulo, realizada uma cerimônia pública de homenagem póstuma pela morte do presidente da República Islâmica do Irã, Dr. Seyed Ebrahim Raisi, e do Ministro das Relações Exteriores, Dr. Hossein Amir-Abdollahian, e da sua comitiva. Todos perderam suas vidas em um trágico incidente envolvendo a queda de um helicóptero na fronteira do Irã com o Azerbaijão. O evento, promovido, pela Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília, aconteceu na Mesquita do Brás.
Por meio de Antônio Carlos Silva, membro de sua direção nacional, o Partido da Causa Operária (PCO) se fez presente na solenidade, prestando sua solidariedade ao povo iraniano. O PCO foi o único partido a fazer uso da fala durante a cerimônia.
Veja na íntegra o discurso de Antônio Carlos:
Gostaria de dirigir uma saudação ao senhor embaixador e, em nome dele, a todos os representantes diplomáticos, aos líderes religiosos, companheiros de diversos movimentos sociais. Senhoras e senhores, neste momento de tristeza para o povo iraniano, nós do Partido da Causa Operária queremos expressar as nossas condolências e a nossa solidariedade e destacar brevemente que, não por acaso, os abutres imperialistas começaram logo a dizer que o Irã iria entrar em crise, iria entrar em divisão, mas como disse o chefe supremo do Irã, essa situação não irá acontecer. O Irã desempenha hoje um papel fundamental como líder do Eixo da Resistência. E essa posição, que é fundamental para o povo palestino, para a luta dos povos árabes, é fundamental para a luta de todos os povos oprimidos, como o povo brasileiro, como o povo latino-americano. Para ser breve, eu queria destacar que, para nós, é uma obrigação, de todos os comunistas, socialistas, revolucionários, mas também dos democratas, daqueles que se consideram progressistas, defender o Irã, defender o seu governo, o povo iraniano, de todos esses ataques sórdidos, criminosos, contra a sua soberania, contra um povo que luta e que presta enorme solidariedade a todos aqueles que lutam no mundo inteiro. Nossas condolências, nossa solidariedade e nossos votos de que esses laços de amizade, de solidariedade se estreitem cada vez mais, deixando de lado qualquer divergência religiosa, cultural, que não têm importância neste momento, quando o mais importante é a derrota dos maiores inimigos dos povos oprimidos do mundo inteiro, que é o imperialismo e sua política criminosa contra os povos oprimidos.
Leia na íntegra o convite da Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília:
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
A Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília ao apresentar suas condolências e prestar homenagem em memória do Presidente da República Islâmica do Irã, Dr. Seyed Ebrahim Raisi, do Ministro das Relações Exteriores, Dr. Hossein Amir-Abdollahian, e da sua comitiva, vem por meio desta nota agradecer a todos pelo envio de mensagens de condolências e solidariedade, em particular do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, demais autoridades do governo brasileiro, Embaixadas residentes no Brasil, partidos políticos, entidades sociais, econômicas, agrícolas e mineradoras, acadêmicos e da Imprensa.
Em observância ao luto oficial de cinco dias decretado pelo Líder Supremo da Revolução Islâmica, a bandeira da República Islâmica do Irã será hasteada a meio-mastro durante este período. E além da abertura de um Livro de Condolências na sede da Embaixada da República Islâmica do Irã em Brasília, será realizada uma cerimônia pública de homenagem póstuma pelo falecimento trágico do Presidente da República Islâmica do Irã, Dr. Seyed Ebrahim Raisi, e do Ministro das Relações Exteriores, Dr. Hossein Amir-Abdollahian, e da sua comitiva, em São Paulo:
Data: Sexta-feira, 24 de maio de 2024, às 19h00
Convidamos a todos os interessados a participarem desta cerimônia.
Que suas almas descansem em paz.