Militantes do Partido da Causa Operária (PCO) participaram da celebração dos 40 anos da Associação Cultural José Martí, em um evento marcado pela defesa da Revolução Cubana e de seu legado. Realizado com a presença de diversos partidos e organizações da esquerda, o aniversário destacou a resistência do povo cubano frente ao bloqueio imperialista e reforçou a importância da solidariedade internacional.
Um dos destaques foi também a defesa da Venezuela. Um dos representantes da mesa deixou claro que a melhor forma de defender Cuba hoje é defender a Venezuela, um país que está sendo duramente atacado pelo imperialismo.
Vinicius Rodrigues fez sua fala representando o PCO. Ele lembrou que Che Guevara viajou a Faixa de Gaza ainda em 1959 e deu uma orientação aos palestinos de como lutar contra o sionismo. Rodrigues discursou: “Che Guevara esteve em Gaza e lhe mostraram a pobreza. Ele então disse: ‘temos pobreza na América Latina. Quero saber onde estão as fábricas de arma, os centro de treinamento militar, os centros de treinamento político?”.
E seguiu: “hoje há uma organização na Palestina que seguiu esse conselho, o Hamas. Eles são só revolucionários de hoje. Por isso devemos não só defender a Revolução Cubana mas também a Revolução Palestina!”