O Partido da Causa Operária (PCO) iniciou suas atividades carnavalescas no centro de São Paulo, no CCBP (Centro Cultural Benjamin Péret), na rua Conselheiro Crispiniano 73, na República, no sábado, dia 10/02. Com a participação pra lá de especial da banda Revolução Permanente, que tocou as mais clássicas marchinhas de carnaval, embalando os foliões que estavam participando do carnaval de São Paulo.
Cabeleira do Zezé, Mamãe eu Quero, Aurora, Cidade Maravilhosa, Maria Sapatão, dentre outros, fizeram a turma toda pular carnaval como nos bons tempos, ao som da incansável e criativa banda Revolução Permanente.
Um detalhe é que o carnaval de São Paulo se torna, a cada ano que passa, um carnaval oficial. A prefeitura luta para controlar todos os blocos, e isso é uma tentativa de estrangular as manifestações políticas no carnaval, o que é tradicional.
Nesse sentido, o bloco da repressão se fez presente e confiscou material do PCO um pouco antes da festa. Mas isso não impediu a realização do carnaval do PCO, muito pelo contrário, serviu para instigar e animar ainda mais os foliões que lá estavam presentes.
Ainda naquele sábado, os militantes do PCO partiram para a Vila Matilde, em São Paulo, para participar do desfile da escola de samba Em Cima da Hora Paulistana. Trajados de cangaceiros, no início da madrugada, os companheiros do PCO fizeram bonito de novo em mais um ano de desfile com a escola do Grajaú.
Mas não parou por aí. No domingo o PCO foi para Parelheiros, extremo da Zona Sul de São Paulo, para organizar um bloco naquele bairro, respondendo ao convite do companheiro Geraldo, que queria ver um carnaval político, em defesa da Palestina e das causas do povo. Dito e feito, lá estava a bateria Zumbi dos Palmares para fazer a festa, que foi apreciada pela população.
O fôlego foi retomado durante a semana, para já na quinta-feira, dia 15, os companheiros de São Paulo irem à cidade maravilhosa se juntar aos companheiros foliões do Rio, no desfile da Unidos do Jacarezinho. Bairro onde o PCO tem uma atuação faz algum tempo e sua participação no bloco já é esperada por todos.
Como de costume, o esquenta antes do desfile pode durar horas, o que vai levando ansiedade aos foliões, mas finalmente, no raiar da manhã deste sábado (17) saiu a escola de samba Unidos do Jacarezinho, e os companheiros do PCO estiveram muito bem em sua ala.
Vejamos o samba-enredo da escola neste ano, da Série Prata, que diz muito sobre o sentimento do povo na atualidade!
“Meu jacaré…
O teu canto hoje é oração
Pede a Jorge e Sebastião
Na esperança de um mundo melhor
Tenho axé… abençoem, padroeiros
O meu samba é amor e paz
Sou Rio… de Janeiro a janeiro
Chegam Cosme e Damião,
Vêm trazendo a batucada,
Erê, erê, o futuro é a criançada!
Apesar de tantas falhas
tenho fé, vai melhorar
Ô, luar!
Quem é da gira vem sambar
Chega! Essa gente guerreira exige respeito
Somos todos iguais para quê preconceito?
Fomos feitos do barro pelo criador
Amor… à mulher, ao idoso e à criança sofrida
A cidade é tão linda sem bala perdida
Abençoada pelo redentor
Seu ogum de ilê, vem vencer demanda
Seu oxóssi é flecheiro,
São heranças de aruanda
SOU A VOZ DO MORRO
NINGUÉM VAI CALAR
NO ASFALTO E NA FAVELA
NOSSA ESTRELA VAI BRILHAR
É ROSA E BRANCO SEM DEFEITO NA COR
JACAREZINHO PEDE PAZ E MUITO AMOR”
O PCO participa ativamente do carnaval por entender que é uma festa popular, a mais popular do Brasil, e, tal como o futebol, precisa da participação ativa da esquerda. Também é importante notar que neste carnaval, como em tantos outros, as escolas de samba buscam denunciar a repressão policial, direta ou indiretamente. Não foi diferente com a Unidos do Jacarezinho em 2024, estão de parabéns!