Na segunda-feira (29), o governo da Nicarágua denuncia a conspiração golpista contra o presidente da Venezuela Nicolás Maduro. Um comunicado com governo afirma que “o fascismo que hoje pretende novamente se apoderar das terras venezuelanas, certamente não passará“.
O comunicado assinado pelo presidente Ortega afirma: “denunciamos ao mundo que o povo de Bolívar, de Chávez, de Nicolás, que resistiu e venceu todas as tentativas de humilhação e destruição de seus direitos, ao vencer mais uma vez nestas eleições, venceu os impérios e sua desfaçatez, e já está enfrentando uma nova tentativa de golpe de Estado“.
A nota afirma que os golpistas agem”na soberba e nos permanentes esforços de dominação e saqueio de nossos povos e nossos recursos, (…) para continuar exercendo todas as formas de ódio contra essa Venezuela Admirável, de Grandes Batalhas e Infinitas Vitórias“.
Também destacou a vontade de somar a “experiência e voz aos povos e governos que no mundo queremos paz, justiça e o direito de trabalhar e prosperar juntos, em cooperação respeitosa, fraternal e solidária, em nossas próprias terras”.