Na terça-feira (21), o Pentágono afirmou que nenhuma ajuda humanitária foi descarregada do cais flutuante construído pela marinha dos EUA na costa de Gaza.
O porta-voz do Pentágono, major general Patrick Ryder, disse que os EUA, “Israel” e a ONU estão trabalhando para determinar “rotas alternativas” para a entrega de mais de 500 toneladas de ajuda transportadas para o cais em Gaza desde a semana passada.
“Antecipamos que a assistência será distribuída nos próximos dias, é claro, se as condições permitirem”, disse Ryder. E continuou: “compreendendo totalmente o desespero [dos palestinos] é muito importante que essa ajuda chegue às pessoas que mais precisam, isso vai continuar sendo o foco. Eu entendo, você sabe, o foco em por que isso não está funcionando, ou por que aquilo não está funcionando, mas o que estamos focados é em como podemos trabalhar para garantir que o povo palestino receba a ajuda”.
“Antecipamos que a assistência será distribuída nos próximos dias, é claro, se as condições permitirem,” continuou ele.
Um funcionário dos EUA, que não quis ser identificado, disse à CNN que “o Departamento de Defesa e a ONU ainda estão trabalhando para determinar quanta ajuda pode ser mantida na área de preparação do [píer] dentro de Gaza a qualquer momento.”
É um fracasso gigantesco do projeto dos EUA, que investiram mais de 300 milhões de dólares para construir o cais.