Neste sábado (12), ocorrerá em são Paulo a 37ª Conferência Nacional do PCO, com o intuito de realizar um balanço da campanha eleitoral e decidir a posição do Partido para o segundo turno. Demonstrando o centralismo democrático do Partido, o evento contará com a participação de militantes de todo o País.
Uma grande conferência
Nestas eleições, a participação do PCO obteve um salto significativo, com maior crescimento em todas as agremiações políticas do País. Esse desenvolvimento da expressão do partido nas eleições acompanha sua importância no cenário político. A atividade celebrará a atuação exitosa do PCO no pleito, mesmo enfrentado toda pressão e opressão do Estado burguês.
Essa será uma grande atividade para os delegados das representações estaduais e militantes do PCO.
O PCO realizou campanha mesmo com o boicote da justiça eleitoral, a atuação arbitrária do TSE segurando pagamento do fundo eleitoral até o último momento, além de multas para minar as finanças do partido. O arbítrii do Judiciário é tamanho que desrespeita abertamente os demais poderes, passando por cima da representação popular. Aqueles nunca tiveram votos, ignoram a constituição e das leis.
Realizar uma campanha com uma destinação de fundo eleitoral quase 300 vezes menof que o do PL, pago nos últimos momentos do pleito, é uma missão ingrata. Considerando ainda o fato de que o Partido luta concomitantemente contra as estruturas antidemocráticas do regime político e o aparato da burguesia, o PCO deu uma demonstração de sua força militante.
A determinação do PCO impõe um alto custo político aos seus perseguidores, seguindo firme na defesa dos direitos democráticos e mobilização da população. Uma organização militante expressando o setor mais consciente da classe operária brasileira.
Democracia Operária
As conferências, assembleias e congressos, entre outros fóruns de debate e deliberação coletiva, apesar de serem uma prática histórica do movimento operário, não estão presentes no cotidiano das organizações. Neste sentido, o PCO é uma grande exceção, onde as deliberações de candidaturas e de políticas a serem implementadas são tomadas nacionalmente pelo conjunto do Partido.
Essa realidade faz das conferências do PCO um evento único na política brasileira, onde a orientação para a atuação no segundo turno ocorre nacionalmente. Uma agremiação onde o debate e a unidade imperam. Esta será sua terceira conferência apenas em 2024.
Um partido unificado nacionalmente
Para a 37ª Conferência Nacional do PCO sairão delegações de todas as regiões do Brasil de norte a sul, de leste a oeste. Sendo um Brasil um país de dimensões continentais, organizar uma conferência nacional é um desafio e uma demonstração da unidade e integridade ideológica.
Realizar uma atividade como esta no Brasil, torna-se mais custoso que uma atividade similar em todo o território europeu. Mesmo assim, o PCO empreende o esforço para uma participação ampla, representando toda a diversidade territorial brasileira.