Aviões e artilharia israelenses atacaram 48 assentamentos no sul e leste do Líbano na quarta-feira (16), informou a Agência Nacional de Notícias do Líbano. As vilas na fronteira e localidades no Vale do Beca, no leste do Líbano, foram alvo de grandes ataques, e novos ataques aéreos foram realizados na cidade de Nabatié.
O Ministério da Saúde do Líbano informou que, na quarta-feira (16), ataques aéreos israelenses em prédios administrativos na cidade de Nabatié, no sul do Líbano, assassinaram 16 pessoas e deixaram 52 feridos. O prefeito da cidade de Nabatié e vários funcionários da prefeitura foram mortos.
Desde 1º de outubro, “Israel” tem conduzido uma operação terrestre contra no sul do Líbano, ao mesmo tempo que continua os ataques aéreos. O Hesbolá enfrenta as tropas israelenses em terra e lança foguetes através da fronteira. “Israel” afirma que seu principal objetivo é criar condições para o retorno dos colonos que fugiram do norte com medo do Hesbolá.
O partido libanês ataca “Israel” desde 8 de outubro de 2023 como forma de apoio aos palestinos. “Israel” começou o genocídio em Gaza no dia 7 de outubro