A Meta desativou a conta do Al Mayadeen English no Instagram por supostamente não seguir “nossas Diretrizes da Comunidade”. A emissora libanese é uma das que realiza a melhor cobertura do genocídio em Gaza e também das ações da resistência. “Todas as suas informações serão permanentemente excluídas“, afirmou a decisão.
“Você não pode solicitar outra revisão desta decisão“, acrescentou, o que significa que não é possível entrar com recurso. A medida segue uma ação semelhante em outubro passado, quando a conta do Al Mayadeen English foi suspensa temporariamente no Instagram e posteriormente restaurada após um recurso.
Na época, nenhuma razão, nem um aviso prévio foram fornecidos para a suspensão. Vale notar que a cobertura do Al Mayadeen English segue padrões jornalísticos e não exibe conteúdo gráfico que poderia ter violado as diretrizes. Além disso, não é a primeira vez que a Meta toma tais medidas de banir contas que defendem a Palestina. Outra censura importante foi a do portal The Cradle, que tem o perfil semelhante a Al Mayadeen.