O Iêmen confirmou, nessa terça-feira (16), mais um ataque a um navio de carga que passava pelo Mar Vermelho. Dessa vez, a embarcação era grega e hasteava uma bandeira de Malta. A tripulação, por sua vez, não respondeu às advertências dadas pelas tropas iemenitas para não passar pela região.
Segundo comunicado do Iêmen, foi realizada “uma operação de mira contra o navio após a recusa da tripulação em atender às chamadas das forças navais, bem como às repetidas mensagens de advertência incendiárias”.
Há meses que o país árabe está atacando navios que passam pelo Mar Vermelho em protesto ao genocídio que o Estado nazista de “Israel” está causando na Faixa de Gaza. Inicialmente, os alvos eram apenas embarcações israelenses ou que iam para portos da ocupação sionista. Desde a segunda-feira, entretanto, o Iêmen passou a incluir navios norte-americanos na lista de alvos.
“O navio não precisa necessariamente estar indo para Israel para que possamos atingi-lo; basta que seja americano. Os Estados Unidos estão à beira de perder a sua segurança marítima”, afirmou Nasruldeen Amer, porta-voz do Iêmen.