Na quarta-feira (03), as Forças Armadas do Iêmen mais uma vez atacaram um navio ligado a “Israel” no Mar Vermelho. O brigadeiro general Iahia Saree, porta-voz das Forças Armadas do Iêmen, anunciou o ataque e explicou: “em repudio à opressão enfrentada pelo povo palestino sob invasão e cerco, as forças navais do Iêmen atacaram o navio ‘CMA CGM TAGE’, que se dirigia aos portos ocupados da Palestina [porto israelense de Eilat]”.
Saree acrescentou que o ataque aconteceu depois que a tripulação do navio não respondeu aos chamados de aviso das FAI. Ele ainda prometeu que os ataques contra navios vinculados a “Israel” continuariam até que o fim dos ataques sionistas contra Gaza. E reiterou que a navegação pelo mar vermelho é segura para todos os navios no mundo, exceto aqueles afiliados a ‘Israel'”. E por fim alertou os EUA que outras provocações serão respondidas.
Desde novembro, o Iêmen, governado pelo Ansar Alá, também chamados de Hutis, realiza operações militares no Mar Vermelho em apoio à Palestina. Os alvos são navios ligados a “Israel”. O imperialismo organizou uma frota militar para impedir as operações iemenitas, mas até agora não teve sucesso.