Na quinta-feira (18), o líder do Ansar Alá, partido que governa o Iêmen, Abdul Malic al-Huti realizou um discurso sobre a situação do Oriente Médio. Sobre o ataque do Irã ao Estado de “Israel” no domingo (14) ele afirmou que a retaliação “estabeleceu [novas] regras de engajamento, garantindo que qualquer agressão não ficaria sem resposta”.
Ele destacou que a resposta iraniana foi caracterizada por sua força e intensidade e contou com o lançamento de inúmeras mísseis, drones e outras capacidades militares significativas a partir do território iraniano.
Ele ainda afirmou que o povo palestino testemunhou pela primeira vez uma cena magnífica de mísseis chovendo sobre bases israelenses. E criticou alguns meios de comunicação árabes que adotaram a mesma postura dos EUA e “Israel” em relação à retaliação iraniana.
Ele por fim desmentiu a tese de que o Irã não defende os palestinos. Afirmou que a resposta iraniana foi uma fonte de apoio direto ao povo palestino e aos combatentes da resistência em Gaza.