Na quinta-feira (14), o principal dirigente do Ansar Alá, partido que governa o Iêmen, realizou um discurso. Ele afirmou que as Forças Armadas do Iêmen expandirão o escopo de suas operações contra “Israel”. Elas lançaram ataques contra embarcações no Oceano Índico que estiverem se dirigindo ao Cabo da Boa Esperança, ou seja, a rota alternativa ao Mar Vermelho, onde o Iêmen já está atacando.
Ele afirmou: “nossas Forças Armadas do Iêmen continuarão a Batalha da Conquista Prometida e a Jiade Sagrada em apoio ao povo palestino em Gaza. As operações visando embarcações afiliadas a Israel e navios ligados aos norte-americano e britânico estão em curso com alta eficácia”.
Acrescentou que: “nosso objetivo é impedir que navios associados ao inimigo israelense cruzem o Oceano Índico em direção à África do Sul [e] ao Cabo da Boa Esperança”,
Por sua vez, o chefe da delegação negociadora dos Ansar Alá, Mohamade Abdul-Salam, disse: “aiante da escalada da agressão contra Gaza, afirmamos que o Iêmen se voltou para a escalada ao perseguir navios israelenses no Oceano Índico e impedir que naveguem em direção ao Estreito de Babalmandabe”.