Nesta segunda-feira (16), Vladimir Putin, presidente da Federação Russa, emitiu decreto que aumentará o efetivo das Forças Armadas Russas em 180 mil pessoas. O documento, que entrará em vigor em 1º de dezembro de 2024, fará com que o número total do efetivo das Forças Armadas Russas aumente para 2.389.130, e o número de membros ativos aumente para 1.5 milhão. No primeiro semestre de 2024, 190 mil cidadãos já haviam assinado contratos com o Ministério da Defesa, segundo informações de Dmitri Medvedev vice-presidente do Conselho de Segurança.
O decreto presidencial fará com que as Forças Armadas da Rússia se tornem a segunda maior do mundo em número de militares da ativa, ultrapassando os EUA (1.328 milhão) e Índia (1.455 milhão), ficando atrás apenas da China (2.035 milhões).
A medida é tomada em momento em que o imperialismo intensifica suas agressões contra a Rússia, através da Ucrânia, buscando escalar a guerra, e se preparando para uma agressão em maior escala contra o gigante leste, e mesmo uma guerra mundial.