Hélio Rocha

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é repórter de meio ambiente e direitos sociais em Plurale em Revista e correspondente em Pequim.

Coluna

Entre Vini e Neymar, ainda dá Neymar

"Deter um talento natural é saber exercer os fundamentos individuais do futebol. Controlar a bola, correr, saber se posicionar, ter noção espacial e tudo mais"

Neymar tem o maior talento natural do futebol brasileiro. Isso quer dizer que é o melhor jogador do País? Não necessariamente, mas certamente é uma característica fundamental.

Deter um talento natural é saber exercer os fundamentos individuais do futebol. Controlar a bola, correr, saber se posicionar, ter noção espacial e tudo mais. A isso somam-se outras facetas, como relacional, ou seja, como se dá bem com os companheiros e é capaz de motivá-los, liderá-los, transformá-los também em bons jogadores e em conjunto. Nisso, Neymar é apontado por quase todos os companheiros como alguém fundamental. Portanto, dois critérios.

Um terceiro seria o seu peso em competições de alto nível. A sua capacidade de decisão. E, aí, Neymar é o maior artilheiro da história da seleção, levou seus clubes a duas finais de Champions League e foi campeão como jogador decisivo em uma delas, pelo Barcelona, em 2015.

Nesse critério, porém, Vinícius Jr. o superou, com dois gols decisivos em duas Champions pelo Real Madrid. Foi mais brilhante, pois, nos campeonatos europeus, que hoje reúnem as melhores equipes.

Pode-se dizer que é o jogador brasileiro mais relevante da atualidade, ou o que fez a melhor temporada, mas não o melhor, porque ainda lhe faltam os outros fundamentos aqui citados.

* A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a opinião deste Diário

Gostou do artigo? Faça uma doação!