Na noite deste sábado, dia 11 de maio, em Curitiba, ocorreu mais um dos jantares em defesa da Palestina promovidos pelo Partido da Causa Operária. Estas atividades vêm sendo realizadas nas principais cidades do país e visam levantar fundos para a materialização da campanha em defesa da Palestina e do Hamas, que consiste na publicação e distribuição de adesivos, cartazes, livros e até mesmo documentários, mostrando o outro lado dessa história.
A atividade em Curitiba
O Nina Bar (R. Mal. Deodoro, 847), localizado no Centro de Curitiba, foi o local escolhido para o jantar em defesa da Palestina dos companheiros paranaenses. A atividade no circuito alternativo de Curitiba recebeu companheiros da região e também de fora do Estado, como o companheiro Arthur Cesconetto (Santa Catarina) e o companheiro Henrique Áreas (São Paulo), que marcaram presença e fizeram suas falas em nome da direção nacional do Partido.
A atividade foi aberta pelo companheiro Arthur Cesconetto, que iniciou agradecendo a presença e a oportunidade de conhecer pessoalmente companheiros com os quais teve contato apenas à distância. O companheiro ainda ressaltou que era a segunda atividade na região Sul do país, continuado com a discussão política da campanha em defesa da Palestina e de mostrar lado do Hamas a respeito dos acontecimentos do 7 de outubro.
Representando a Direção Nacional do partido, o Cro. Henrique Áreas agradece a presença e contribuição dos presentes. Continuou pontuando que a visita da direção nacional do Partido ao Catar, demonstra nosso apoio ao “eixo da resistência”, sendo essa identificação com os lutadores revolucionários um motivo de muito orgulho.
Exaltando a importância de haver uma voz que divulgue a posição do Hamas para o Brasil, dando o outro lado da questão. Colocando um ponto contra a campanha sionista no Brasil. Trazendo a lembrança do companheiro do Paraná há pouco falecido, Roberto França, que contribuiu, que participou da luta internacionalista e que ainda teria muito a contribuir caso não tivesse sido vítima de um trágico e precoce falecimento.
A série de atividades nacionais
O primeiro jantar, ocorrido em São Paulo, teve a participação de importantes personalidades da luta anti-imperialista, como o xeique Hossein e o comandante Robinson Farinazzo. O líder religioso iraniano fez um discurso sobre a importância da conjuntura política no Oriente Próximo, acompanhado pelos membros da direção do PCO, Rui Costa Pimenta e Natália Pimenta, todos eles destacando a luta heroica do povo palestino, bem como as consecutivas derrotas do imperialismo e das hordas sionistas na região.
Após o sucesso do primeiro, ocorrido no último dia 20, contando com cerca de 80 pessoas, a realização da segunda edição do evento foi igualmente exitosa. Contando com discursos da militante Adriana Machado, e do presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, foram oferecidos aos participantes diversas opções de pratos tradicionais italianos, vinhos e bebidas.
Escalada da censura com o PCO, já foi motivo de destaque do presidente do partido Rui Costa Pimenta: “somos um partido político brasileiro sendo censurado dentro do Brasil por uma organização estrangeira. … É um ataque organizado, mas o fato é que isso se dá porque ‘Israel’ não pode vencer. … Eles dizem que estão esmagando a resistência, mas estão tomando uma sova.”
“o imperialismo está articulando a repressão contra estudantes e manifestantes em todo o mundo, aqui não será diferente. O PCO é especialmente perseguido, e não importa a perseguição, não adianta nos censurar. Vamos continuar e intensificar a campanha.” Complementou o cro. Rui.