Nessa segunda-feira (17), ocorreu a reunião mensal do Comitê Central Nacional do Partido da Causa Operária (PCO). Segundo informaram membros da Direção ao Diário Causa Operária (DCO), a discussão central do encontro foi a mobilização em torno do ato nacional em defesa da Palestina que está sendo convocado pelo partido trotskista e pelos Comitês de Luta para o próximo dia 30.
“Já temos milhares de horas de trabalho concentrado na convocação apenas em São Paulo e já organizamos mais milhares [de horas] para a próxima semana […] Os militantes estão muito animados, há um clima de revolta contra o genocídio em Gaza muito grande”, afirmou um membro do Comitê Central Nacional do PCO ao DCO.
Nesse sentido, a avaliação da Direção Nacional da organização é de que, até o momento, a campanha já se mostrou um enorme sucesso. Segundo afirmam dirigentes do PCO, milhares de pessoas de dezenas de estados do País já confirmaram presença para o grande ato do dia 30 de junho.
Para viabilizar sua presença na manifestação, que ocorrerá em São Paulo, capital, estão sendo organizadas caravanas de vários estados: “vamos tirar ônibus dos três estados do Sul, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Distrito Federal e de Dourados [MS]. Além disso, traremos companheiros de Teresina, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Parnamirim, Natal, Campina Grande, João Pessoa, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Maceió, Salvador, Feira de Santana, Manaus e Macapá”, disse Victor Assis, um dos responsáveis pela organização das caravanas, a este Diário.
Em sua coluna semanal para o Diário Causa Operária, Antônio Carlos, que também é membro da Executiva Nacional do PCO, deu uma prévia das organizações que, até a data da publicação de seu artigo, haviam se juntado à convocação do ato do dia 30.
“Após uma série de reuniões, já se somaram à iniciativa importantes movimentos, entidades e personalidades de todo o País, tais como a Coordenação Nacional dos Comitês de Luta, o IBRASPAL – Instituto Brasil Palestina, o Partido da Causa Operária (PCO), o Movimento Popular Socialista (MPS), o Campo Progressista Árabe/SP, Thiago Ávila – Movimento Bem Viver, a APEOESP ( Sindicato dos Professores da rede estadual de SP), o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), o Comitê de Solidariedade à Palestina – DF, o Comitê Anti-imperialista General Abreu e Lima, Acilino Ribeiro – secretário nacional de movimentos populares do PSB, Sayid Marcos Tenório – historiador e especialista em relações internacionais, o Coletivo Terra Vermelha dos povos Indígenas, a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), dentre muitos outros”, escreve Antônio Carlos.
Segundo disseram membros da Direção do PCO ao DCO, entretanto, esta lista está aumentando rapidamente e, nos próximos dias, será divulgada em nosso Diário na íntegra.
Por fim, a principal resolução aprovada na reunião do Comitê Central Nacional do Partido da Causa Operária foi intensificar ainda mais a convocação do ato nacional do dia 30. Nesse sentido, além da convocação, a partir desta semana, os militantes do Partido em São Paulo estarão diariamente nas ruas distribuindo panfletos e cartazes convocando toda a população para a manifestação.
A expectativa é que centenas de milhares de materiais impressos sejam distribuídos apenas nestas duas semanas que antecedem o ato. A organização trotskista também convida todos os leitores a se juntarem a essa importante atividade, basta entrar em contato com o número (11) 99741-0436.