Segundo um balanço divulgado pelo governo do Iêmen, desde novembro de 2023, suas forças armadas realizaram operações contra 129 navios de “Israel”, Estados Unidos e Reino Unido nos mares Vermelho, Arábico e Mediterrâneo e no oceano Índico.
No último domingo (9), o general Yahya Saree, porta-voz iemenita, declarou em coletiva de imprensa que as forças armadas do Iêmen lançaram mísseis contra um destróier britânico no Mar Vermelho. Saree afirma que as forças de mísseis atingiram com sucesso o HMS Diamond com vários projéteis.
O representante das forças armadas do Iêmen ainda afirmou que esta operação foi feita em resposta ao massacre cometido por “Israel” no campo de refugiados de Nusseirat, o qual resultou no assassinato de cerca de 273 palestinos.
Por fim, ele declarou que outras duas embarcações do inimigo foram atingidas durante a operação: o Norderney, onde foi detectado um incêndio, e no MSC Tavvishi. “Estes navios violaram a proibição de acesso aos portos da Palestina ocupada”, disse o Brigadeiro-General Saree.