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Ricardo Rabelo

Ricardo Rabelo é economista e militante pelo socialismo. Graduado em Ciência Econômicas pela UFMG (1975), também possui especialização em Informática na Educação pela PUC – MINAS (1996). Além disso, possui mestrado em sociologia pela FAFICH UFMG (1983) e doutorado em Comunicação pela UFRJ (2002). Entre 1986 e 2019, foi professor titular de Economia da PUC – MINAS. Foi membro de Corpo Editorial da Revista Economia & Gestão PUC – MINAS.

Coluna

Cúpula Kazan-BRICS+ : o imperialismo treme

"A Cúpula de Kazan, que terá lugar na Federação Russa de 22 a 24 de Outubro, será um marco importante para o desenvolvimento e expansão do grupo"

A aliança internacional BRICS+ tornou-se hoje um dos principais polos de articulação anti-imperialistas um conjunto de países que têm interesses antagônicos à ” ordem internacional baseada em regras” embora com muitas contradições entre si, já que são países não imperialistas e com graus diferentes de atraso e desenvolvimento.

A Cúpula de Kazan, que terá lugar na Federação Russa de 22 a 24 de Outubro, será um marco importante para o desenvolvimento e expansão do Grupo ao qual outras nações também desejam aderir. O BRICS+ é atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e, desde janeiro de 2023, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

O tema mais importante do encontro deve ser o BRICS Bridge, sistema que deve ter uma base numa plataforma de pagamentos supranacional e funcionaria de forma semelhante ao Swift ocidental (Estados Unidos e Europa). Os pagamentos seriam feitos nas moedas nacionais dos países membros, enquanto o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) funcionaria como uma plataforma de integração, conversão e compensação.

A chamada Western SWIFT controlada pelos Estados Unidos é uma rede de mensagens utilizada por instituições financeiras bancárias para transmitir informações e instruções seguras através de códigos padronizados e conta com mais de 11 mil instituições financeiras em 200 países. Esse sistema é. ao mesmo tempo, uma solução técnica para as milhões de transações diárias entre os países membros e um instrumento de dominação férrea dos países pelo dólar norte-americano.

O bloco BRICS+ operaria com uma abordagem de relacionamento flexível em que a soberania nacional de cada nação seja mantida e não haja o domínio do sistema por uma moeda e um país apenas. Desta forma, o comércio entre parceiros seria melhorado, facilitando as transações entre governos, empresas e indivíduos. Ao mesmo tempo, seria criado um mecanismo eficaz que não obrigasse os países a ter que gerar dólares apenas para poder ter acesso às transações com outros países e, consequentemente, eliminasse a chantagem e a extorsão das pressões norte-americanas.

A economia, além da política, também é uma guerra por outros meios. Este bloco de países tem lutado, em maior ou menor grau , contra a ingerência norte-americana na sua economia. Agora vamos ter uma guerra permanente entre o bloco e o imperialismo mundial, pois é certo que os Estados Unidos utilizarão todos os meios à sua disposição para resistir a qualquer tentativa de deslocar o dólar da sua posição central no sistema monetário internacional. Esta tem sido a sua prática histórica, desde as negociações financeiras e monetárias no final da Segunda Guerra Mundial. Washington vê a tendência à desdolarização entre os países do BRICS+ com profunda desconfiança e é provável que intervenha para bloquear iniciativas, fomentar divisões ou exercer pressão sobre vários membros, e os BRICS+ terão de enfrentar esse desafio.

Nos últimos anos, tornou-se mais evidente que o sistema monetário internacional baseado no dólar já não funciona. Nesse sentido, o BRICS+ propõe a reconfiguração e transição da ordem internacional atual, unilateral e hegemônica, para uma ordem com características multipolares mais justas e equitativas. Ao defender a desdolarização, o Grupo pretende mitigar os diversos riscos colocados pelo dólar norte-americano. O dólar vem perdendo espaço e em 2023 representou apenas 45% dos pagamentos internacionais. Na verdade, esta reação à denúncia unilateral do acordo de Bretton Woods pelos EUA em 1971 é tardia, pois desde então o que viu foi uma utilização pelos norte-americanos do dólar como uma arma de guerra contra os países menos desenvolvidos, tendo como auxiliares militares o FMI e o Banco Mundial. 

Outro tema importante da cúpula é a questão da criação de uma moeda de transações única, extremamente necessária para que a desdolarização avance, evitando que algum desequilíbrio nas transações torne o novo sistema inoperante ou beneficie a moeda de apenas um país como o sistema ocidental. Não será necessário que a “unit” tenha existência física, pois poderá ser digital com um banco responsável pela sua emissão, sem interferência dos bancos centrais. Uma moeda virtual para transações internacionais que também poderia funcionar que facilitaria a questão de acúmulo de ativos de um lado e de déficits de outro.

Por mais que os países que compõem o bloco estejam ainda em desenvolvimento, em 2024, os BRICS+ já representavam 46% da população mundial; 37,6 por cento do PIB e 70 por cento da produção de petróleo. Mais de quatro dezenas de nações estão interessadas em aderir ao bloco e os números continuam a aumentar, o que também será discutido na cúpula de Kazan.

Um dos efeitos positivos do novo sistema econômico, é as “sanções” , ou seja, as bombas econômicas que os EUA usa para impedir o desenvolvimento dos países, se tornarão totalmente inócuas, pois estaremos vendo nascer um sistema de pagamentos independente do dólar e, portanto, imune a pressões políticas, abusos e interferências de extorsões externas enquanto se configura a arquitetura de uma nova ordem monetária – financeira.

A importância da África nos BRICS

Nos últimos anos temos visto o nascimento de uma nova África, que infelizmente ainda mantém um bom número de países em uma situação de opressão colonial externa e de dominação de uma burguesia criminosa interna. Vários países e sub-regiões, no entanto, estão se libertando da dominação colonial e do capitalismo nacional. O imperialismo norte-americano e europeu estão sendo expulsos destes países que desejam afirmar sua soberania nacional e ter um papel maior nas instituições internacionais e na formulação de políticas globais. Através dos BRICS, muitos países africanos veem a oportunidade de alinhar os seus interesses com outros mercados emergentes e ter uma voz mais forte face ao Ocidente em questões como as alterações climáticas, a governação global e a mudança radical do sistema financeiro internacional.

À medida que esse renascimento avança, os BRICS têm caminhado para uma unificação das suas transações econômicas e financeiras , ansiosos por conceber os instrumentos necessários para substituir os de organizações multinacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Intimamente relacionados com isto estão os projetos de investimento para solução de problemas econômicos cruciais para estes países. 

Os BRICS consolidaram-se como uma associação que busca uma cooperação abrangente e multidimensional. Além disso, no decurso das suas operações, criaram uma plataforma para discutir questões importantes relacionadas com o crescimento econômico, o desenvolvimento do comércio e das trocas econômicas, garantindo a segurança e promovendo a educação e a cultura. De acordo com vários relatórios de cúpulas anteriores, o poder econômico está a mudar do Ocidente para o chamado Sul Global.

Um “banco” contra os bancos

O Banco dos BRICS, formalmente conhecido como Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), é uma instituição financeira multilateral criada pelos países fundadores do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O seu principal objetivo é financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento, com foco nos mercados emergentes. A ideia de criar o banco BRICS surgiu como uma “alternativa” geopolítica ao FMI e ao Banco Mundial. O objetivo era “operar atividades financeiras baseadas principalmente na não ingerência, igualdade e benefício mútuo” entre membros e outros países em desenvolvimento..

A arquitetura financeira do BRICS consiste no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e no Arranjo Contingente de Reservas (CRA). Estas componentes foram assinadas num tratado em 2014 e entraram em vigor em 2015. O Novo Banco de Desenvolvimento, por vezes denominado Banco de Desenvolvimento dos BRICS, é por definição “um banco multilateral de desenvolvimento” operado pelos cinco estados do BRICS. A China comprometeu-se a contribuir com 41 bilhões de dólares para o fundo comum; Brasil, Índia e Rússia, 18 bilhões cada; e África do Sul, 5.bilhões. Em 2021, Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai aderiram ao NDB. O principal foco de empréstimos do banco são projetos de infraestrutura com empréstimos autorizados de até US$ 34 bilhões anuais. Em 2023, tinha 53 projetos no valor de cerca de US$ 15 bilhões.

Os países africanos esperam atrair mais investimentos dos países BRICS, particularmente em sectores como infraestruturas, energia e tecnologia. Muitos países do continente desejam diversificar as suas relações comerciais para além dos parceiros tradicionais, como a Europa e os Estados Unidos, e os BRICS representam uma oportunidade importante. Esperam também um aumento nas exportações de matérias-primas e produtos agrícolas, beneficiando da crescente procura de países como a China e a Índia. Outros governos africanos veem os BRICS como uma plataforma para combater o que consideram uma dependência excessiva do Ocidente. A ideia é diversificar as suas relações internacionais, reduzindo a pressão das instituições ocidentais e ampliando as suas opções estratégicas e econômicas.

Com a adesão da Etiópia e do Egito como membros de pleno direito a partir de 1 de Janeiro de 2024, eles se juntam à África do Sul cada um com um papel no bloco. A importância da incorporação da Etiópia no bloco é compreendida uma vez que a sua localização no Corno de África é estratégica, ligando o continente africano ao Médio Oriente e à Ásia, uma região chave para o comércio internacional. É a porta de entrada e saída do Mar Vermelho para o continente. Além de ser a segunda nação mais populosa de África, depois da Nigéria, a Etiópia tem sido uma das economias de crescimento mais rápido em África nas últimas décadas, com taxas de crescimento anual do PIB que ultrapassaram os 10% em muitos anos. Embora tenha enfrentado dificuldades econômicas nos últimos anos devido a conflitos internos e à pandemia da COVID-19, continua a ser um destino atraente para o investimento estrangeiro em África. Este rápido crescimento econômico tem sido impulsionado pelo investimento em infraestruturas, especialmente em projetos de transportes, energia e telecomunicações. Estes são sectores-chave para os países BRICS e a Etiópia pode agora se beneficiar do financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), especialmente para projetos de infraestruturas sustentáveis.

A Grande Barragem do Renascimento Etíope (GERD), que promete ser uma das maiores fontes de energia hidroelétrica em África, é um exemplo claro do financiamento externo e do seu bom aproveitamento produzido nos países africanos. Projetos desta magnitude requerem investimentos substanciais e a colaboração com os países BRICS poderá ser crucial para a execução destes projetos de forma sustentável. A necessidade de financiamento de infraestruturas da Etiópia está alinhada com os objetivos dos BRICS de apoiar projetos de desenvolvimento nos países em desenvolvimento, particularmente em África.

Egito, o país árabe dos BRICS

Localizado no extremo norte da África, às margens do Mar Mediterrâneo, o Egito é considerado parte do mundo árabe. A sede permanente da Liga Árabe fica no Cairo e o secretário-geral da organização é tradicionalmente egípcio. Com aproximadamente 100 milhões de habitantes, o Egito é o décimo quarto país mais populoso do mundo e o terceiro mais populoso da África. A economia do Egito depende principalmente da agricultura, das exportações de petróleo, do gás natural e do turismo. Há também mais de três milhões de egípcios a trabalhar no estrangeiro, principalmente na Líbia, na Arábia Saudita, no Golfo Pérsico e na Europa. O Egito é membro da Associação dos Estados Árabes e da União Africana (UA).

A sua relevância econômica, geopolítica e cultural tanto em África como no mundo árabe coloca-o numa situação muito valiosa no bloco, pois juntamente com a entrada dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita fortalecem o bloco tanto financeira como economicamente dada a firmeza economias dos países produtores de petróleo, especialmente neste caminho para a descolagem do padrão dólar.

Além disso, o Egito está localizado numa das posições mais estratégicas do mundo, ligando África, Ásia e Europa. Controla o Canal de Suez, uma das rotas marítimas mais importantes a nível mundial, crucial para o comércio internacional, especialmente para os países BRICS, nomeadamente a China e a Índia, que dependem desta rota para o trânsito de mercadorias. Ter o Egito como membro dos BRICS fortalece a influência estratégica do grupo no comércio global e permite-lhes assegurar rotas comerciais importantes e ganhar maior presença no Mediterrâneo e no Mar Vermelho.

O Egito é uma das maiores economias de África e do mundo árabe, com um PIB significativo e uma população de mais de 100 milhões de pessoas. É um mercado chave para o investimento estrangeiro, especialmente em sectores como infraestruturas, energia, agricultura, turismo e tecnologia. Os países dos BRICS, especialmente a China e a Rússia, já têm investido em projetos-chave de infraestruturas no Egito, e a adesão do Egito aos BRICS expandiu o comércio bilateral e as oportunidades de investimento. Por exemplo, o Egito recebeu investimentos substanciais para desenvolver a sua Nova Capital Administrativa e modernizar o sistema ferroviário e os portos com fundos chineses (estatais e privados).

Além disso, o Egito é um grande produtor de energia em África, especialmente em termos de gás natural e petróleo, e emergiu como um centro energético na região do Mediterrâneo. A sua importância aumentou após a descoberta do campo de gás Zohr, no Mar Mediterrâneo, um dos maiores da região. A China é um dos maiores investidores no Egito e a Rússia está a colaborar na construção da central nuclear de El Dabaa, um projeto fundamental para o futuro energético do Egito.

Como os BRICS têm um interesse crescente nas energias renováveis ​​e na segurança energética, o Egito pode desempenhar um papel fundamental como fornecedor de energia aos países BRICS e como parceiro em projetos de energias renováveis, como a energia solar e eólica, que são áreas de foco para O Egito na sua transição para uma economia verde.

O Egito tem procurado diversificar os seus parceiros comerciais e fontes de investimento para reduzir a sua dependência das economias ocidentais e do Golfo. A integração do Egito nos BRICS dá ao país a oportunidade de aceder a novas rotas comerciais e de investimento com economias emergentes na Ásia e na América Latina.

Há muitas contradições, no entanto, da integração do Egito aos BRICS. O Egito é uma ditadura militar e o regime controla com mão de ferro a situação política do país. É patente a grande vinculação do Egito com os Estados Unidos, sendo que o país recebe cerca de 5 bilhões de dólares anualmente dos EUA. Além disso, é um país que não demonstra nenhuma reação ao genocídio dos palestinos em Gaza, sendo que o país sempre atuou em coordenação com Israel no controle de sua fronteira com Gaza.

O papel da África do Sul

Quase desde a fundação do bloco, a África do Sul aderiu a este projeto de ponderação dos blocos econômicos e financeiros de raízes ocidentais e com um claro domínio unilateral dos Estados Unidos. O CNA nas recentes eleições presidenciais formou uma “frente ampla” com a minoria branca que é dona das terras e empresas. A maioria da população negra continua vivendo em imensos aglomerados urbanos sem acesso à infraestrutura básica de saúde, educação e serviços sociais. 

De acordo com o censo de 2023, a população da África do Sul era de cerca de 62 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, línguas e religiões. É um dos países mais desiguais do continente. O fim do apartheid não conseguiu acabar fundamentalmente com a desigualdade entre sul-africanos brancos e sul-africanos negros.

O país tem uma vantagem comparativa na produção de produtos agrícolas, mineiros e industriais relacionados com estes sectores. Vários relatórios indicam que, em princípio, os seus principais parceiros comerciais internacionais (além de outros países africanos) incluem a Alemanha, os Estados Unidos, a China, o Japão, o Reino Unido, o Bangladesh e a Espanha. Nas últimas décadas, a África do Sul também se estabeleceu como um destino turístico popular. Além disso, é o único país africano que é membro permanente do grupo G20 e é membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana (UA).

A África do Sul desempenha um papel fundamental nos BRICS por diversas razões estratégicas, econômicas e políticas. Desde que ingressou no grupo em 2010, tem sido um parceiro fundamental que traz ao bloco não só o seu peso econômico no continente africano, mas também a sua influência diplomática e geopolítica. É a maior economia industrializada de África e funciona como ponte entre os países BRICS e o continente africano. Embora não seja a maior economia do continente em termos de PIB (a Nigéria supera-a neste aspecto), a África do Sul é o país africano mais desenvolvido em termos de infraestruturas, sistema financeiro e redes comerciais.

Ao fazer parte dos BRICS, a África do Sul facilitou o acesso dos restantes membros do bloco ao mercado africano, que é um dos mais dinâmicos e promissores do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes e um crescimento econômico significativo em muitos dos seus países. Sozinha dentro do bloco, a África do Sul ajudou a dar voz aos países africanos em importantes discussões globais sobre a economia, o comércio e o desenvolvimento, e agiu como um representante africano no bloco, garantindo que questões africanas como a sustentabilidade do desenvolvimento, as alterações climáticas e a desigualdade, estão na agenda do BRICS.

A África do Sul tem sido um dos principais beneficiários do financiamento do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), a instituição financeira criada pelos BRICS para apoiar projetos de infraestruturas e de desenvolvimento sustentável nos países membros. Este banco financiou projetos importantes na África do Sul, incluindo projetos de energias renováveis, infraestruturas de transportes e desenvolvimento urbano.

A África do Sul é um dos maiores produtores mundiais de metais preciosos, como ouro, platina e diamantes, que são essenciais para a tecnologia, a indústria automóvel e outros sectores-chave nas economias dos BRICS. Esta riqueza em recursos naturais reforça a atratividade da África do Sul para os BRICS, que procuram assegurar fornecimentos estáveis ​​de matérias-primas para as suas próprias indústrias. Além disso, a África do Sul faz parte da iniciativa energética dentro dos BRICS, onde colabora para desenvolver fontes de energia renováveis ​​e melhorar a segurança energética do grupo.

Kazan 2024: o avanço africano

Tanto o Egito, como a África do Sul e a Etiópia partilham o interesse de que os BRICS promovam a reforma do sistema financeiro global, com maior representação dos países em desenvolvimento em instituições como o FMI e o Banco Mundial. Todos os três países procuram um sistema mais inclusivo e justo que reflita o poder econômico emergente do Sul global. Os três países veem nos BRICS uma oportunidade para aumentar o comércio com as principais economias do bloco. Além disso, esperam que os BRICS facilitem o acesso dos produtos africanos aos mercados dos países membros, promovendo uma maior integração comercial entre África e Ásia, bem como entre África e América Latina. Procuram também o apoio dos BRICS em questões regionais de paz e segurança. A estabilidade em África, especialmente em regiões como o Corno de África, é fundamental para o desenvolvimento e a cooperação econômica. A África do Sul, como líder regional, poderia também procurar colaboração na luta contra o terrorismo e os conflitos locais.

Embora os países africanos do BRICS tenham vinculações com países imperialistas do bloco ocidental, eles se colocam na perspectiva de se libertar da dominação desse sistema criminoso cujo único objetivo é subjugar os países para se apossar de suas riquezas. Eles submetem a população a situações opressivas, com a geração de enormes dívidas externas com o objetivo de submetê-los ao eterno pagamento de juros dessa bola de neve e às políticas ditas de “austeridade” para que eles possam pagar a dívida com o sacrifício de todos os direitos da população.

* A opinião dos colunistas não reflete, necessariamente, a opinião deste Diário

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