A anulação de uma falta marcada por toque de mão do zagueiro Vanderlan, do Palmeiras, durante a partida contra o Vasco, impactou a imagem do VAR no Brasileirão. A falta, inicialmente marcada fora da área, poderia ter virado um pênalti, mas após revisão do VAR, a falta em si foi anulada. Com isso, o Palmeiras se tornou o time com mais decisões favoráveis após consulta ao VAR, enquanto o Vasco agora tem o maior saldo de decisões desfavoráveis.
O lance ocorreu aos 18 minutos do segundo tempo, quando o Palmeiras já vencia por 1 a 0. O árbitro marcou falta fora da área, mas após a revisão, constatou-se que o toque de mão de Vanderlan foi dentro da área, porém com a mão próxima ao corpo. O árbitro decidiu anular a falta em vez de marcar o pênalti.
Esta foi a nona decisão favorável ao Palmeiras no Brasileirão, consolidando o clube como o que mais se beneficiou das revisões do VAR. Foram cinco desfavoráveis, deixando um saldo positivo de quatro, o melhor do campeonato.
Isso não é sorte, a arbitragem do campeonato brasileiro está há muito tempo priorizando não o Palmeiras, mas a Crefisa, que controla o clube hoje. Um banco está interferindo diretamente no futebol brasileiro, como de costume. Essa intervenção se dá inclusive por meio da CBF, também sob intervenção direta da Crefisa.