A Cúpula da Liga árabe aconteceu no Barém na última semana. Nela, o rei Hamad convocou um novo evento para discutir o fim da Guerra em Gaza. Nesta quinta-feira (23), ele visitou a Rússia e se pronunciou sobre o caso.
Ele afirmou: “há total acordo entre os países árabes sobre a necessidade de realizar uma conferência de paz para resolver a questão do Oriente Médio. A Rússia é o primeiro país ao qual recorremos para pedir apoio à realização da conferência, pois a Rússia é o país mais influente no cenário internacional”.
E continuou: “costumávamos ter problemas com o Irã, mas agora praticamente não há nenhum. Não há razão para adiar a normalização das relações com o Irã”.
Putin também se pronunciou: “quanto ao nível das relações comerciais, elas são, infelizmente, de natureza simbólica por enquanto, mas as tendências são boas. No próximo ano, celebraremos 35 anos de estabelecimento de relações diplomáticas entre nossos países. Ao longo desses anos, muito foi feito na construção das relações entre nossos estados. Temos bons contatos entre nossos ministérios de relações exteriores, e nossas posições são próximas em muitas questões da agenda internacional”.