Faisal Alibrahim, ministro da Economia e do Planejamento da Arábia Saudita, disse, em entrevista ao jornal Nikkei Asia, que seu país continuará a desenvolver laços mais fortes com a China.
“Temos uma forte relação comercial com a China e achamos que é muito sensato continuar a fortalecer esse relacionamento, bem como com os nossos outros parceiros”, afirmou o ministro
O chefe da pasta também destacou que a Arábia Saudita possui “uma relação muito forte que inclui investimentos e comércio de ambos os lados”. “Há muitas oportunidades para a China investir na Arábia Saudita. Ao mesmo tempo, estamos priorizando e investindo em todo o mundo, incluindo a China, em termos de oportunidades”, afirmou.
Mais recentemente, a Arábia Saudita mostra uma aproximação cada vez maior ao chamado “eixo do mal”, do qual a China faz parte, ao mesmo tempo em que se afasta da política imperialista para a Ásia. No ano passado, inclusive, os BRICS selecionaram a Arábia Saudita, bem como o Irã e os Emirados Árabes Unidos, para entrar na organização, um fortalecimento da aliança dos países oprimidos no Oriente Médio.