O comandante da Força Aeroespacial da Rússia, general Yuri Grekhov, afirmou no último dia 21, que o gigante eslavo planeja levar seus sistemas de defesa aérea aos países da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Segundo Grekhov, as “medidas visam à conclusão da implementação prática de acordos interestatais sobre a criação de sistemas regionais de defesa aérea em regiões de segurança coletiva, e do quadro jurídico internacional para a cooperação no âmbito do Sistema Conjunto de Defesa Aérea da CEI”, disse.
“Desde o início da operação especial, as Forças ucranianas estão tentando realizar sabotagens no território da Federação da Rússia com o uso de veículos aéreos não tripulados. Nesse sentido, é necessário tomar medidas para melhorar as contramedidas contra esses tipos de aeronaves”, explicou Grekhov.
O general destaca ainda que com a expansão dos sistemas de defesa, os governos de oposição ao imperialismo terão melhor controle do espaço aéreo, enfatizando a perspectiva de uma ação conjunta contra eventuais ataques aéreos e espaciais. Fazem parte do Sistema Conjunto de Defesa Aérea da CEI, Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguizistão, Tajiquistão e Uzbequistão.