No último dia 19 de fevereiro, pelo Campeonato Francês contra o Lille, aos 4 minutos do segundo tempo, em uma disputa de bola com Benjamin André, do Lille, onde o adversário chega fortemente por trás, e Neymar torce o tornozelo direito na queda. As primeiras iniciativas dos médicos do Paris Saint Germain (PSG), foram de aguardar a ressonância e evitar uma cirurgia a todo custo. Contudo, como o atacante da Seleção Brasileira já possui outras torções no mesmo tornozelo, na última segunda-feira (6), a equipe médica do time francês optou pela cirurgia. Neymar vai passar por uma cirurgia nos próximos dias, no Catar, poderá ficar até quatro meses sem jogar. Neste jogo, no primeiro tempo ele deu a assistência para Mbappé abrir o placar, e marcou o segundo gol. Neymar foi aplaudido pela torcida enquanto deixava o campo de maca.
A notícia da torção do tornozelo já animou a imprensa golpista brasileira. Casagrande, PVC e sua turma, de bate pronto começaram a publicar textos criticando a sequência de lesões do jogador, acusando-o por estes – uma crítica a essas acusações você pode encontrar nesta matéria do DCO. Os jogadores franceses, como sabemos, há um tempo possuem uma “implicância” e “ciúmes” com o craque. Nos bastidores fala-se que Mbappé, chegou a fazer campanha para o PSG demitir Neymar. Contudo, a gota d’água, ou podemos dizer a forma mais sincera do europeu tratar um craque brasileiro, veio com a fala do ex-jogador Christophe Dugarry em entrevista à rádio RMC Sports. O jogador que foi Campeão Mundial com a França na Copa do Mundo de 1998, mostrou todo seu rancor e ódio a Neymar, a quem considera “insuportável”. Disse que a ausência do camisa 10 dará ao técnico do PSG, Christiphe Galtier, a chance de acertar o time no fim da temporada. E conclui:
“Estou muito feliz pelo PSG que Neymar tenha se lesionado. Acho que é uma chance incrível para Galtier. Em algum momento, ele teria que ter coragem de tirar o Neymar, era a única solução. Esse time está muito mais equilibrado com cinco jogadores na defesa, três no meio e a dupla Mbappé-Messi”
A imprensa brasileira além de não sair em defesa do jogador, ainda vê um gostinho de comemoração, visto que alguns já publicaram colunas falando para Neymar encerrar a carreira e como Casagrande, agente do imperialismo no Brasil, culpando o jogador em sua coluna no UOL. É de um cinismo tão grande, um repórter que se diz brasileiro propor coisas deste tipo, que chegamos ao momento das coisas às claras: o golpismo da política se infiltrou em definitivo no futebol.
Estamos diante de uma situação crítica no futebol: técnicos estrangeiros, SAFs, perseguição aos nossos craques, alinhamento político com o imperialismo, etc. É a hora de denunciarmos sistematicamente a perseguição que sofre Neymar e sofrerão outros. O melhor futebol é o nosso, somos pentacampeões e temos o maior de todos, O Rei Pelé. Não baixaremos a cabeça e sempre sairemos em defesa dos nossos jogadores. Que Neymar se recupere e traga o hexa em 2026.