As munições com urânio empobrecido que o Reino Unido está enviando para a Ucrânia são uma ameaça ao governo da Rússia e uma grande declaração de guerra ao país.
“O governo britânico anunciou que fornecerá à Ucrânia munições perfurantes contendo urânio empobrecido – um subproduto do processo de enriquecimento de urânio necessário para criar armas nucleares”. “O urânio empobrecido é um subproduto do processo de criação do urânio enriquecido, mais raro, usado em combustível e armas nucleares. Embora muito menos poderoso que o urânio enriquecido e incapaz de gerar uma reação nuclear, o urânio empobrecido é extremamente denso – mais denso que o chumbo – uma qualidade que o torna altamente atraente como projétil”.
“É tão denso e tem tanto impulso que continua atravessando a armadura – e aquece tanto que pega fogo”, disse Geist.Quando disparada, uma munição de urânio empobrecido torna-se “essencialmente um dardo de metal exótico disparado em uma velocidade extraordinariamente alta”, disse Scott Boston, analista sênior de defesa da RAND.
Uma resolução adotada pela ONU em dezembro de 2022 leva em consideração os possíveis efeitos nocivos do uso de armamentos e munições contendo urânio empobrecido na saúde humana e no meio ambiente, e observou que mais pesquisas devem ser feitas para avaliar os riscos à saúde e o impacto ambiental do uso de armas e munições contendo urânio empobrecido em situações de conflito.



