Com o conforto e a dignidade que todo o jovem necessita para desenvolver-se teoricamente e politicamente, o 47º Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária do Partido da Causa Operaria (PCO) ministra, sob o comando de seu presidente Rui Costa Pimenta, o curso “O que é o marxismo e o que não é “.
Aberto também ao público interessado, além da palestra e os debates, durante nove dias os participantes dispõem de atividades esportivas, piscina, campeonato de xadrez e farta alimentação de qualidade feita pelos “companheiros e companheiras” -como chamam entre si no partido. Paralelo ao Acampamento da Juventude Revolucionária, o PCO está presente no Foro São Paulo, que ocorre em Brasília, onde estiveram representantes da juventude da Colômbia, de Cuba, da Venezuela, do Peru e dos Estados Unidos (matéria do PCO 01/07/2023) para compartilhar sua realidade e conjuntamente encaminhar um plano de ação que tenha como proposta elucidar essas questões.
Sob a pressão da luta de classes, desencadeada pela revolução industrial na segunda metade do século XVIII e a mecanização do processo produtivo, é publicada a primeira edição de “O Capital” – crítica da economia política; três décadas depois do debate proposto da difusão de suas ideias por correntes teóricas e as discussões na esfera do “marxismo analítico”, surgidas como tentativas revisionistas sustentadas na investigação na ótica da filosofia analítica, da teoria econômica neoclássica e pela teoria sociológica, quanto à funcionalidade da teoria marxista e como ação coletiva em aspectos metodológicos.
De remotos tempos aos de hoje em dia, o debate da teoria marxista, segundo o entendimento da ala trotskista (PCO) deve passar por discussões sobre questões e as soluções práticas de nosso tempo.
Para tal, o curso da Universidade de Férias do PCO/2023, serão expostos os conceitos relacionados à prática e teoria sobre socialismo utópico e científico. O objetivo, de acordo com o seu presidente Rui Costa Pimenta, é desmascarar o uso da autodenominação “marxista” em âmbito acadêmico, amplamente divulgado nas universidades brasileiras.
Como fundamento da teoria marxista, é de se supor que um dos focos do curso, seja a imersão no materialismo histórico e dialético, onde o materialismo exibe a realidade vivida pela classe dominada -estrutura- em contradição -dialética- a estrutura -classe dominante. A alienação provocada por esta através de sua ideologia de classe.
Visualiza-se, por assim dizer, como intuito principal da Universidade de férias do PCO, desenvolver a consciência de classe entre o conjunto da população proletária, -reunindo a juventude de nosso País – usando-se do lazer, o aconchego no acolhimento, o entretenimento e o debate – na sua formação política para a criação de novos quadros na base de sua militância dentro da classe estudantil.
Fontes:
SciELO – Revista Brasileira de Ciências Sociais
Marxismo ciência social: Um balanço crítico do marxismo analíticohttps://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/MQFJZLgmt3qmDRY39yZVZk/?lang=ptO Materialismo Histórico Dialéticohttps://www.scielo.br/j/icse/a/RCh4LmpxDzXLk6wfR4dmSD/?lang=pt&format=pdfDiário Causa Operáriahttps://causaoperaria.org.br/2023/secretaria-de-juventude-do-pt-a-amazonia-e-da-america-latina/