Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Guerra na Ucrânia

O genocídio na Galícia e o nascimento do nazismo ucraniano

Antes de a região se tornar o centro do nacionalismo ucraniano, os russófilos locais foram aniquilados em alguns dos primeiros campos de concentração da Europa

A Galiza, uma região histórica no oeste da Ucrânia, é atualmente o centro do movimento nacionalista do país. No entanto, as coisas já foram muito diferentes. Há pouco mais de cem anos, representantes de movimentos políticos russófilos e pró-ucranianos de oposição competiam pela lealdade da população rutena local, também conhecida como Rusyns. Os russófilos da Galícia saudaram o início da Primeira Guerra Mundial como um passo em direção a uma esperada reunião com a Rússia. No entanto, o movimento ucraniano permaneceu leal à Áustria-Hungria. Com a ajuda deste último, Viena matou a intelectualidade Rusyn, que considerava uma “quinta coluna” . Para conseguir isso, os Habsburgos criaram campos de concentração.

O que aconteceu a seguir foi um genocídio. 

O início da tragédia  

No início da Primeira Guerra Mundial, o movimento russófilo na Galiza vivia tempos difíceis. Como resultado da política de “dividir para reinar” implementada pelos austríacos, o movimento sofreu uma cisão. As organizações mais antigas e respeitadas acabaram nas mãos de líderes pró-austríacos que defendiam a identidade ucraniana, não Rusyn.

Depois que o exército do Império Russo cruzou a fronteira em 18 de agosto de 1914 e lançou uma ofensiva na Galícia, repressões em massa varreram a região. As pessoas foram vítimas da fúria das autoridades austríacas por questões triviais – como possuir literatura russa, ser membro de uma sociedade russa, ter uma educação russa ou apenas simpatizar com São Petersburgo. Em alguns casos, as pessoas foram presas apenas por se autodenominarem russas. As prisões estavam cheias de “inimigos do estado” e “perigosos agentes de Moscou” , e as ruas estavam repletas de forcas.

“Os suspeitos de ‘russofilia’ foram pendurados nessas árvores em frente às janelas. As pessoas foram penduradas nas árvores. Eles ficavam pendurados ali por um dia, depois eram retirados e outros tomavam seus lugares…”, contou um dos camponeses do distrito de Gorodetsky. As repressões afetaram principalmente a intelligentsia e os padres ortodoxos, a maioria dos quais completou estudos espirituais no Império Russo.

RT

As repressões contra a intelligentsia foram seguidas por aquelas contra o público em geral. Qualquer um que simpatizasse com a Rússia ou a cultura russa tornava-se suspeito. Isso incluía pessoas que já visitaram a Rússia, leram jornais russos ou eram conhecidas apenas como “russófilos”. Os tribunais militares trabalharam 24 horas por dia e um procedimento simplificado de procedimentos legais foi introduzido para casos de suspeita de traição. 

Membros do movimento Rusyn da Galícia que escolheram o “caminho ucraniano” participaram ativamente das repressões. Políticos pró-austríacos prepararam listas de suspeitos “não confiáveis” e baseadas em meras acusações, e prenderam qualquer um que simpatizasse com a Rússia. Como descreveu a figura pública russófila Ilya Terekh , “No início da guerra, as autoridades austríacas prenderam quase toda a intelectualidade russa da Galícia e milhares de camponeses, com base nas listas entregues às autoridades administrativas e militares pelos ucranianos”.

“Pessoas que se reconheciam como russas ou simplesmente tinham um nome russo eram apreendidas indiscriminadamente.

Qualquer um que possuísse um jornal russo, livro, imagem sagrada ou mesmo um cartão postal da Rússia era agarrado, abusado e levado embora. E então, houve forcas e execuções sem fim – milhares de vítimas inocentes, mares de sangue de mártir e lágrimas de órfãos”,  disse outro russófilo, Julian Yavorsky.

RT

Em outubro de 1914, o escritor russo Mikhail Prishvin, que serviu como médico assistente no front, escreveu em seu diário: “Quando cheguei à Galícia … senti e vi as imagens vivas dos tempos da Inquisição”. Prishvin descreveu os sentimentos dos galegos Rusyns em relação à Rússia da seguinte forma: “Os galegos sonham com uma grande, pura e bela Rússia. Um estudante de dezessete anos caminhou comigo por Lvov [agora Lviv, depois Lemberg] e falava russo sem sotaque. Ele me contou sobre a perseguição à língua russa. Os alunos não podiam nem ter um mapa da Rússia e, antes da guerra, ele foi forçado a queimar livros de Pushkin, Lermontov, Tolstoi e Dostoiévski.

Inferno na Terra

As prisões da Galiza não eram suficientemente grandes para acolher todos os reprimidos. Em 28 de agosto de 1914, havia dois mil prisioneiros apenas em Lviv. Foi então que as autoridades austríacas decidiram estabelecer campos de concentração. Em setembro de 1914, o enorme local de encarceramento Thalerhof foi instalado na Estíria. Os primeiros presos foram entregues em 4 de setembro. Segundo o depoimento de um dos sobreviventes, o padre Theodor Merena, os presos eram “pessoas de diferentes classes e idades” . Eles incluíam clérigos, advogados, médicos, professores, funcionários, camponeses, escritores e estudantes. A idade dos prisioneiros variou de crianças a 100 anos de idade. 

Ocasionalmente, ativistas ucranianos que eram leais ao regime austríaco eram acidentalmente colocados em Thalerhof. A maioria deles foi removida rapidamente. Mais tarde, um deles lembrou que todos os prisioneiros tiveram a chance de escapar abrindo mão de seu nome russo e se registrando como “ ucranianos” na “lista ucraniana”. 

Até o inverno de 1915, não havia quartéis em Thalerhof. As pessoas dormiam no chão ao ar livre, apesar da chuva e do gelo. As condições sanitárias do acampamento eram péssimas. As latrinas eram descobertas e usadas por vinte pessoas de cada vez. Quando os quartéis foram construídos, estavam superlotados, abrigando 500 pessoas em vez das 200 previstas. Os presos dormiam em camas de palha que raramente eram substituídas. Naturalmente, as epidemias foram generalizadas. Em apenas dois meses após novembro de 1914, mais de três mil prisioneiros morreram de tifo.

“Em Thalerhof, a morte raramente acontecia naturalmente – era injetada por meio do veneno de doenças infecciosas. A morte violenta era comum em Thalerhof.

Não havia dúvida de qualquer tratamento dos doentes. Até os médicos eram hostis com os prisioneiros”, escreveu o escritor preso de Rusyn, Vasily Vavrik.

Os prisioneiros não receberam cuidados médicos adequados. No começo, Thalerhof nem tinha hospital. Pessoas morreram no chão úmido. No entanto, quando o quartel do hospital foi finalmente construído, os médicos quase não deram remédios aos pacientes.

RT

Para instilar o medo, as autoridades penitenciárias construíram postes em todo o campo e regularmente penduravam “violadores” nesses postes. A violação poderia ser uma ninharia, como pegar alguém fumando no quartel à noite. Algemas de ferro também eram usadas como punição, mesmo em mulheres. Além disso, o campo foi fornecido com arame farpado, torres de observação com sentinelas, cães latindo, cartazes com slogans, propaganda, instalações de tortura, fosso para execuções, forca e cemitério. 

O campo funcionou por quase três anos e foi fechado em maio de 1917 por ordem de Carlos I da Áustria. O quartel permaneceu no local até 1936, quando foi finalmente demolido. 1.767 cadáveres foram então exumados e enterrados em uma vala comum na aldeia vizinha de Feldkirchen.

O número exato de vítimas em Thalerhof ainda é contestado. O relatório oficial do Marechal de Campo Schleer, datado de 9 de novembro de 1914, afirmava que 5.700 russófilos estavam presos lá na época. Segundo um dos sobreviventes, no outono do mesmo ano havia cerca de 8.000 presos. Vinte a trinta mil russos galegos e bucovinianos passaram por Thalerhof no total. Só no primeiro ano e meio, cerca de 3.000 presos morreram. De acordo com outras fontes, 3.800 pessoas foram executadas na primeira metade de 1915. Ao todo, durante a Primeira Guerra Mundial, as autoridades austro-húngaras mataram pelo menos 60.000 Rusyns.

Lembrando os esquecidos

No período entre as duas guerras mundiais, os ex-prisioneiros esforçaram-se por preservar a memória da tragédia que afetou os rutenos da Galiza e por perpetuar a memória das vítimas de Thalerhof. O primeiro monumento foi erguido em 1934, e logo surgiram memoriais semelhantes em outras partes da região. Nos anos de 1924-1932, o Thalerhof Almanac foi publicado. Ele forneceu provas documentais e relatos de testemunhas oculares do genocídio. Em 1928 e 1934, os congressos Thalerhof, que reuniram mais de 15 mil participantes, foram realizados em Lviv.

 RT

A Galícia tornou-se parte da URSS em 1939. Mesmo antes dos tempos soviéticos, havia uma proibição tácita do tópico Thalerhof, porque o próprio fato da existência russa na Galícia era visto como um impedimento à ucranização, que foi ativamente cultivada na Ucrânia Ocidental após o Mundial Segunda Guerra. Depois que a Galícia e a Volínia se tornaram parte da URSS, a maioria das organizações russófilas em Lviv foi fechada. No entanto, os serviços memoriais pelos monumentos continuaram. À medida que as testemunhas oculares e contemporâneas dos acontecimentos envelheceram e morreram, uma nova geração de galegos foi criada no espírito do ateísmo e assumiu uma identidade nacional ucraniana. Como resultado, cada vez menos pessoas compareceram aos memoriais.

Na Ucrânia moderna, o genocídio de Rusyn não é discutido publicamente. Thalerhof não é mencionado em nenhum livro escolar sobre a história do país. A ideia de que os russos viveram na Galícia – o orgulhoso centro da “cultura ucraniana” – não se encaixa na ideologia nacionalista da Ucrânia contemporânea. A maioria dos jovens nunca ouviu falar de Thalerhof.

A tragédia marcou o fim do movimento russófilo na Galiza. Todos aqueles que não se submeteram e não assumiram uma identidade ucraniana foram fisicamente aniquilados. Apenas alguns anos após os trágicos eventos, a opinião pública mudou. A região ficou sob a influência de outros movimentos e políticos. Quando a Áustria-Hungria se desfez após a Primeira Guerra Mundial, a Galícia se transformou em um poderoso centro do movimento nacionalista ucraniano.

RT

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.