No dia 13 de julho, o Foro de São Paulo publicou nota denunciando a presença de um submarino nuclear norte-americano na Baía de Guantánamo. Vale lembrar que Guantánamo é um território ocupado ilegalmente pelos Estados Unidos em território cubano.
Leia abaixo, na íntegra, a nota:
“Os partidos e movimentos políticos integrantes do Foro de São Paulo expressam nosso mais veemente repúdio à presença do submarino nuclear norte-americano na Baía de Guantánamo e denunciam que tal fato constitui uma ameaça à paz na região.
O submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos chegou em 5 de julho e permaneceu até 8 de julho deste ano na base militar norte-americana localizada no território ocupado de Guantánamo.
Os Estados Unidos ocupam ilegitimamente 117 quilômetros quadrados de território na província de Guantánamo, violando a soberania territorial do povo cubano e ignorando as vozes da comunidade internacional que exigem o fechamento da base militar devido às graves violações de direitos humanos denunciadas, o restituição do território ao povo cubano e pôs definitivamente fim a mais de anos de colonialismo.
A presença de um submarino nuclear na área constitui uma grave ameaça não só para a República de Cuba, mas para toda a região e uma afronta à Proclamação da América Latina e Caribe como Zona de Paz assinada por 33 Estados em janeiro de 2014. E recentemente ratificado pelos Chefes de Estado e de Governo que participaram da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) realizada na Argentina consubstanciada na “Declaração de Buenos Aires”
Que os povos de Nossa América, em diferentes organismos e foros internacionais, vêm exigindo o fim dos enclaves coloniais existentes, rejeitando a instalação de Bases Militares em nossos territórios, denunciando que constituem uma ameaça à paz e um atentado à nossa independência e soberania.
Atendendo ao exposto:
Expressamos nosso apoio ao governo e ao povo de Cuba;
Denunciamos que este ato constitui uma ameaça à paz na região;
Rejeitamos mais uma vez a militarização no território da ALC;
Exigimos que o governo dos Estados Unidos devolva o território de Guantánamo.
Exigimos que seja respeitada a Proclamação da América Latina e Caribe como Zona de Paz
Grupo de Trabalho
Fórum de São Paulo
13 de julho de 2023.