Ontem centenas de iraquianos protestando contra os ataques de “Israel” em Gaza estão bloqueando a entrada de caminhões-tanque de petróleo na fronteira da Jordânia. Eles afirmam que não permitirão que o petróleo iraquiano seja exportado para países que têm acordos de paz com “Israel”.
Cerca de 800 apoiadores das Forças de Mobilização Popular do Iraque, um grupo armado aliado do Eixo da Resistência, iniciaram um protesto para expressar solidariedade com Gaza e pedir o fim dos bombardeios de “Israel” e do “bloqueio total”. O Iraque transporta cerca de 15.000 barris de petróleo bruto por dia em caminhões-tanque para a Jordânia, um dos poucos estados árabes que tem um tratado de paz com “Israel”.
Impedir que os caminhões cruzem “tem o objetivo de evitar que o petróleo iraquiano, que chega a eles [Jordânia] a um preço subsidiado, vá para países que normalizaram relações com ‘Israel’”, disse o manifestante Karar al-Zamili. O bloqueio começou na quarta-feira. Pelo menos 70 caminhões transportando petróleo bruto costumavam passar todos os dias.
A crise da Jordânia é enorme, o país teve algumas das maiores manifestações pró Palestina do mundo. O governo, alinhado com o imperialismo, corre risco de ser derrubado pela mobilização popular.