O imperialismo voltou a atacar a Coreia do Norte, Estado operário asiático, que se opõe à política de dominação imperialista. Os Estados Unidos, em conjunto com Austrália, Japão e Coreia do Sul, impuseram recentemente novas sanções ao país, em virtude do lançamento de um satélite espião no início deste mês. A medida foi anunciada pelo Departamento do Tesouro dos EUA por meio de um comunicado à imprensa nesta quinta-feira (30).
De acordo com o comunicado, em colaboração com parceiros internacionais, o Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções a oito agentes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) que atuam no exterior. Esses agentes são acusados de facilitar a evasão de sanções, incluindo atividades relacionadas à geração de receitas e aquisições de tecnologia ligada a mísseis que apoiam os programas de armas de destruição em massa (ADM) da RPDC.
Além disso, o Tesouro afirmou ter sancionado o grupo de espionagem cibernética Kimsuky, acusado de coletar informações em nome da Coreia do Norte. Essas medidas foram tomadas em resposta ao lançamento, em 21 de novembro, do satélite de reconhecimento militar Malligyong-1 pela Coreia do Norte.