Não fosse o futebol brasileiro, o futebol seria um jogo como outro qualquer. Poderia até ter uma certa graça e beleza, mas não seria o que é o futebol a partir da intervenção do brasileiro nesse esporte.
O brasileiro criou essa arte, estabeleceu-a, desenvolveu-a, afirmou-a perante o mundo e fez com que ela dominasse o resto do mundo. Embora haja uma luta, que veremos mais adiante, entre o futebol burocrático e de força do europeu e o futebol arte brasileiro, fato é que o europeu foi obrigado a incorporar, por bem ou por mal, a técnica brasileira, tentando imitá-la, embora sem muito sucesso.
A maneira moderna de jogar, ou seja, um jogo de extrema habilidade individual, de criatividade para formar novos ipos de jogadas em todas as áreas do campo é uma característica do futebol brasileiro. A maioria das jogadas que hoje são repetidas foram criadas por brasileiros em algum momento da evolução do futebol.
Porém, não é apenas criatividade. Os jogadores brasileiros têm uma habilidade muito superior à de qualquer outro.
Essas características não podem ser cultivadas artificialmente. Elas nascem naturalmente de uma determinada situação social. O brasileiro não é ensinado, ele nasce jogando futebol, convive com aquela realidade, é uma cultura geral do povo.
A melhor comparação é com o batuque. Mesmo os grandes percussionistas de outros países reconhecem as dificuldades na execução do samba. Um grande músico estrangeiro pode aprender a tocar samba, mas dificilmente ele conseguirá reproduzir um batuque, com todos os meandros e suingues, como faz um brasileiro. Isso acontece porque o brasileiro nasce inserido num ambiente onde o batuque faz parte da própria paisagem sonora do lugar.
Fenômeno idêntico acontece com o futebol brasileiro. Sua primeira caraterística é justamente esse caráter universal que não acontece em nenhum lugar do mundo. Por mais popular que seja o futebol em vários lugares do mundo, não há nenhum país em que o futebol está tão internalizado na cultura do povo como no Brasil.
A segunda característica que favoreceu o desenvolvimento dessa arte é a peculiaridade de desenvolvimento do Brasil: um país atrasado, mas com a economia mais avançada entre os atrasados. A população é obrigada a improvisar, a ter criatividade para superar os problemas desse atraso, que são muitos. É um povo que precisa desenvolver uma criatividade é muito grande, muito maior do que nos países desenvolvidos.
Essa criatividade, no entanto, só pode ser produtiva na medida que o Brasil tem um desenvolvimento grande relativamente aos demais países atrasados. Ou seja, há oportunidades para que se possa exercer essa criatividade. O futebol brasileiro é produto dessas características econômicas e sociais do Brasil.
É preciso aliar isso tudo à cultura popular brasileira. É nítida a ligação da música brasileira, cheia de ritmos e danças, com o futebol. O Brasil é reconhecidamente o País com a maior variedade de ritmos. Impossível não notar a relação íntima que há entre o gingado na música e o gingado com a bola no pé.
E por fim, ainda como parte integrante da cultura popular, temos a capoeira, um esporte 100% nacional, que apesar de ser muito reprimido, é muito praticado pelas massas populares. É inegável a afinidade entre a capoeira, a cultura popular brasileira e o futebol.
É nesse marco que o Brasil rapidamente evoluiu para ser o País do futebol.